“Quando fui escolhido, confesso que fiquei com receio, mas tudo deu certo”
BÁRBARA PORTO
[email protected]
No final de semana acontece a Festa do Divino Espírito Santo, na Igreja Matriz de Tijucas. Além das atrações culturais, brinquedos para a criançada e barraquinhas, têm as tradicionais celebrações religiosas. Os preparativos começaram em agosto do ano passado e contam com a participação da comissão organizadora, composta por voluntários, entre eles o bandeireiro imperial, que este ano é Arlindo José Rover, de 79 anos.
Apesar da idade, Arlindo procura se manter atuante dentro da igreja. Foi ministro de eucaristia, bandeireiro da festa do divino, está sempre na missa e é voluntário no Hospital São José e Lar Santa Maria da Paz. Morador de Tijucas há 16 anos, ele garante que nunca viu, na região, Festa do Divino tão popular. “Com certeza ela é a mais organizada daqui e muito importante para as pessoas. Quando fui escolhido, confesso que fiquei com receio, mas tudo deu certo. Começamos a nos preparar cedo”, explica.
Desde segunda-feira são realizadas as novenas na Igreja Matriz e se estendem até amanhã. No sábado, o império se prepara no Casarão Gallotti e depois segue de ônibus para casa de Arlindo, no início da rua Alvina Simas Reis, no centro, onde acontecerá a cerimônia de abertura, por volta das 17h. A previsão é que o cortejo saia às 18h30 em direção à matriz. Nos demais dias, o Império sairá direto do Casarão Gallotti. “Este ano acredito que tenham mais de 30 crianças. O imperador é o Luiz Carlos Wizintainer e a imperatriz, minha filha, Suélin Rover”, comenta Arlindo.
VERDADEIRO SIGNIFICADO
Poucos meses depois de aceitar o convite para ser o bandeireiro de 2016, Arlindo ficou doente e teve que passar por uma cirurgia. Neste momento, contou com o apoio que precisava da comissão organizadora. “Sempre existem pessoas que participam com frequência da coordenação da festa, eles fizeram esta edição”, lembra o bandeireiro, dividindo todo mérito pela beleza que, acredita, passar com o cortejo imperial deste ano.
PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO DIVINO
03/06(sexta-feira)
19h30 – Missa
(Depois haverá o bingo eletrônico)
04/06 (sábado)
11h30 – Pirão com Linguiça em prol do Lar Santa Maria da Paz
17h – Saída do império da casa do bandeireiro imperial, na rua Alvinas Simas Reis (Centro) para a igreja matriz
19h30 – Missa
22h – Show com Bianka de Liz
00h – Show com Grupo Legião
05/06 (domingo)
8h30 – Saída do império do Casarão Gallotti para a igreja matriz
10h – Missa
13h às 16h – Apresentações culturais
16h30 – Anúncio da bandeireira 2017
18h – Missa
20h – Show com a Banda Forum
22h – Show com Rodrigo Barreto
06/06 (segunda-feira)
14h – Tarde da melhor idade
17h - Saída do império do Casarão Gallotti para a casa da bandeireira de 2017
19h – Missa
20h30 – Show com Rodrigo Valentim
23h – Show com Tchê Garotos
|