Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

02 de Junho de 2016 - 19:52:48

Não é o caminho mais seguro, mas é o mais rápido

Há meses pedindo soluções, moradores decidem reabrir – por conta própria – o acesso ao bairro Sul do Rio
 
 
Não é o caminho mais seguro, mas é o mais rápido

Parte do guard rail colocado pela Autopista foi arrancado

 

BÁRBARA PORTO

[email protected]

 

"A gente não quer brigar. Só queremos o que é nosso de direito". A frase da agente comunitária em saúde Angélica Vasco, 26 anos, reflete o sentimento de muitos moradores do Sul do Rio, em Tijucas. Há alguns meses a Autopista Litoral Sul tem fechado alguns acessos à BR-101. E um deles foi logo na entrada do bairro. Colocaram um guard rail, uma espécie de mureta metálica, com um espaço mínimo por onde, com dificuldade, passa um carro e dificilmente um caminhão. "Se não tiver jogo de cintura você arranha o carro todo", diz Angélica.

A mudança não agradou a população, que criou uma Associação de Moradores e tem se manifestado de diversas maneiras, inclusive pelas redes sociais. A reclamação mais comum é referente ao aumento do trajeto para chegar no bairro. Muitos moradores trabalham no centro da cidade e tem de fazer o caminho diariamente. O que era feito em menos de três quilômetros, com a mudança, passou para 10.  "Não é o caminho mais seguro, mas é o mais rápido", comenta Angélica.

Os pedidos para abertura do trajeto começaram no final do ano passado. Sem receber o retorno desejado e insatisfeitos com a medida tomada pela Autopista Litoral Sul, concessionária que administra este trecho da rodovia, moradores do bairro retiraram parte da mureta que limitava a entrada de veículos e caminhões.  

CONTRA CAMINHÕES

Em nota oficial, a Autopista Litoral Sul informou que a alternativa de retorno para a comunidade do Sul do Rio e usuários da BR-101 está localizada nos quilômetros 164 e 168. Segundo a assessoria, a empresa restringiu a passagem sob a ponte do Rio Tijucas, no bairro, para impedir o tráfego de caminhões nesse local. A medida tem o objetivo de evitar a colisão de caminhões contra a estrutura da ponte. Entretanto, Angélica afirma que nunca foram registrados casos assim naquele lugar. "Não temos acidentes ali, e muito menos problemas com caminhões. É mais fácil isso acontecer do outro lado da ponte", desabafa. 

Os moradores e a associação do bairro continuam em busca de melhorias e soluções. Recentemente se reuniram com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e também com a prefeitura do município. A expectativa da comunidade é de que, com a construção do Outlet da Iguatemi, no Sul do Rio, a situação mude. Mas, por enquanto, não há qualquer prazo para que a medida da Autopista seja desfeita.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Estado amplia serviço aeromédico e todo catarinense está a apenas 20 minutos de um atendimento por aeronave
Porto Belo lança o programa voltado para pacientes com dores crônicas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube