Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

05 de Março de 2015 - 09:23:23

Mulheres têm espaço na política de Tijucas

Município tem duas vereadoras e quase metade do secretariado da administração municipal
 
 
Mulheres têm espaço na política de Tijucas

A luta pela igualdade de gênero tem avançado. Apesar de ainda ser distante a diferença de espaço ofertado aos homens e mulheres na política, Tijucas é um dos municípios em que é possível perceber a presença feminina no poder público. Na Câmara de Vereadores, das 13 cadeiras, duas são ocupadas por mulheres. Já na administração municipal, dos 17 nomes do alto escalão, oito são mulheres.

Elizabete Mianes da Silva, a Bete (PMDB), está em seu quinto mandato consecutivo de vereadora. Ela conta que, no início, foi difícil se impor no meio político. Mas logo superou. “Há 20 anos as coisas eram bem diferentes. Por alguns momentos tive de me impor, para conseguir o respeito. Mas as coisas mudaram e depois que mostrei para o que vim, consegui a credibilidade com a população, e isso basta para superar as dificuldades”, comenta Bete.

Lialda Lemos (PSDB) garante que nunca sofreu qualquer preconceito na Câmara. Ela ressalta que a maior dificuldade para a mulher que, como ela, se propõe a estar num cargo público como vereadora é a sobrecarga diária – ter a casa para cuidar, filhos e ainda a profissão (no caso dela, professora). “As mulheres têm que buscar mais espaço. Muitas ainda se acovardam, têm medo. Nosso Legislativo deveria ter mais representação feminina. Com mais mulheres, o trabalho na nossa Câmara seria muito melhor”, defende.

NO EXECUTIVO

Dos 17 nomes (entre secretários, diretores e superintendentes) da administração municipal de Tijucas, oito são mulheres. Quase a metade. De acordo com o prefeito Valério Tomazi (PMDB), as qualidades do gênero feminino colaboram para o trabalho do Poder Executivo. “Mulheres são mais cuidadosas, mais organizadas e detalhistas. A sensibilidade delas ajuda muito. E isso facilita para quem tem de lidar com o público”, avalia.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube