Mais de 80% dos entrevistados acreditam no potencial de Tijucas
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]
Tijucas quer dar um passo importante no progresso da cidade. E começou a se concretizar o programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL). A primeira etapa foi a apresentação de um diagnóstico feito a partir de entrevistas com a classe empresarial. No encontro que reuniu lideranças de entidades e do poder público municipal, Segurança Pública, Infraestrutura e Mobilidade Urbana apareceram com altos índices de insatisfação. Por outro lado, contrariando qualquer sensação de crise econômica, os empreendedores daqui mostraram contentamento com os números e manifestaram intenção de continuar investindo em negócios no município.
De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Tijucas (Acit), Rogério de Souza, um dos incentivadores do DEL, a ideia é ultrapassar as barreiras políticas e pensar na cidade como prioridade, independente das correntes que atuem na sociedade. Ele comemorou a participação da representantes do poder público e de entidades do município na primeira reunião do programa. “Para o DEL funcionar, é preciso que a sociedade participe de forma intensa e diversificada. E reunimos um público heterogêneo que demonstra que há um interesse de estar junto com esse objetivo de melhorar Tijucas”, destaca.
Os resultados da Análise Situacional do município de Tijucas foram apresentados pelo coordenador de Projetos da Facisc, Osmar Vicentim, um dos responsáveis, também, pela coleta dos dados. Na apresentação, ele destacou os principais aspectos citados pelos entrevistados no que se refere à segurança pública, infraestrutura, empregabilidade e índice de confiabilidade – a capacidade da cidade em atrair novos investimentos.
Entre os aspectos apontados na análise, destaque para a taxa de crescimento anual da população. Ao mesmo tempo, a capacidade de crescimento econômico também acompanhou esta evolução e, segundo o estudo, apesar de algumas deficiências em determinados setores, Tijucas teve um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente 56,5% no período de 2002 a 2006. Da mesma forma, o interesse por investir no município também tem crescido muito e, pela análise do DEL, mais de 80% dos entrevistados acreditam no potencial de Tijucas e, por isso, mantêm planos de investimento local.
SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA
Entre os problemas apontados, destaque para deficiências na Infraestrutura da cidade, na Segurança Pública, além da necessidade de mão de obra qualificada e da falta de um maior aproveitamento do Rio Tijucas e das potencialidades do setor agrícola.
Presente no evento, o comandante da Polícia Militar em Tijucas, major Sebastião Vieira, viu como positivo o debate sobre a sensação de insegurança na cidade. “Essa demonstração de insatisfação fomenta o debate com relação à problemática como um todo, porque segurança não é só aparato policial. Esse, na verdade, é o último mecanismo em segurança. O próprio DEL vem fomentar essa discussão. Com maiores debates vai ser possível buscar melhorias”, reforça o comandante.
PARA DAQUI 20 ANOS
“O diagnóstico pode não espelhar a realidade 100%, mas ele tem um termômetro daquilo que a sociedade vive. Com relação ao programa, logo de início já aprovamos a ideia de implementar em Tijucas”, afirma o prefeito Valério Tomazi. A intenção do DEL é pensar no município – e o preparar – para daqui 20 anos. Depois da apresentação do diagnóstico da cidade, o plano segue para a institucionalização. É nesta fase que se forma o conselho de desenvolvimento, responsável por dar andamento aos demais passos do projeto. Em seguida, serão formadas as câmaras técnicas que terão função tática no planejamento.
|