“É importante manter a classe unida e com voz ativa”, destaca o novo presidente
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]
A Associação dos Pescadores Artesanais de Tijucas (Apat) tem uma nova diretoria. Foi dado posse aos 14 novos responsáveis por comandarem a entidade que tem como foco a cadeia produtiva da pesca – desde os profissionais e seus dependentes, até a ida do produto ao consumidor. Depois de alguns anos adormecida, a nova diretoria entra com o objetivo de retomar projetos e eventos que deram certo. Além de voltar a discutir assuntos de interesse da categoria, que ficaram engavetados e esquecidos pelo poder público.
A história do desenvolvimento e da economia de Tijucas não pode ser dissociada da pesca artesanal que, ainda hoje, é responsável pelo sustento de muitas famílias. Temos nos frutos do mar parte importante da culinária local. E na nossa cultura, a pesca ainda é presente. Para lutar pela classe, em 5 de novembro de 2003 foi fundada a Apat para unir, num só discurso, os pescadores artesanais do município. “A voz de um ou dois não tem eco. Precisávamos nos unir para lutar pela nossa categoria e, por isso, surgiu a associação”, conta Claudinê de Souza, um dos fundadores da entidade.
O novo presidente da Apat, Nery José de Souza Júnior, garante que, junto com a diretoria, irá à luta para retomar projetos que foram importantes para os pescadores da cidade. Ele acredita que, hoje, a associação abrange cerca de 150 pessoas da comunidade. “A Apat não é algo que só interessa ao pescador, engloba também todos os familiares”, conta Nery José. Ele diz que essa participação conjunta é algo que vai buscar na nova gestão.
PROMOVER DEBATES
Há tempos que os associados e diretorias da Apat não se reúnem mais com o foco em discutir temas pertinentes à categoria. E isso deve voltar a acontecer. “Queremos retomar as reuniões com os associados para poder ouvir o que a nossa categoria quer e precisa. É importante manter a classe unida e com voz ativa”, destaca o presidente.
Entre as pautas que foram adormecidas e que devem voltar ao debate estão, por exemplo, o desassoreamento do rio Tijucas e o enrocamento das margens. Na visão da nova diretoria, a Apat terá de eleger prioridades para poder pleitear melhorias junto ao poder público.
FESTA DOS PESCADORES
Sempre entre o final de junho e início de julho acontecia em Tijucas a Festa do Pescador. O evento, que já configurava entra as atrações do calendário oficial do município, parou de acontecer desde 2012. E a volta da festa está nos planos da nova diretoria. “É uma forma de promover a interação entre a comunidade e os pescadores. Sempre foi um evento que as pessoas gostavam de prestigiar e esperamos, em breve, anunciar a volta da festa”, comenta Nery José.
Por outro lado, existe uma festa feita pela associação que não deixou de ser feita: a celebração de final de ano para as crianças – em especial as que moram perto da praia e do rio, no bairro Praça. Ano passado, por exemplo, foram mais de 200 crianças que se alegraram, às vésperas do Natal, no evento social liderado pela Apat na comunidade.
PRAÇA DO PESCADOR
Já existe o espaço. Já foi colocado o nome. A “Praça do Pescador”, que recebe o nome de João Carlos Rodrigues e é uma continuidade de onde fica a rampa municipal de Tijucas, será um dos grandes pleitos da Apat a ser retomado. Para aquele espaço, além da estrutura do píer, a nova diretoria projeta a construção de um mercado que teria como finalidade o incentivo aos pescadores artesanais e a vantagem ao consumidor, que não pagaria para atravessadores: a embarcação vem do mar, encosta no píer e já vende o peixe.
Composição da nova diretoria
Presidente: Nery José de Souza Júnior
Vice-presidente: Cláudia de Souza
1ª secretária: Sirlene da Luz Clemes
2º secretário: Nilson de Castro
1º tesoureiro: José Pires de Lima
2º tesoureiro: Ederson Cota
Conselho Fiscal
1º presidente: Ronaldo Laureci Cláudio
2º presidente: Claudinê de Souza
3º presidente: Marcos Ramos da Silva
1º suplente: Claudiomiro Alves dos Santos Júnior
2º suplente: Marleide Martins de Sousa
3º suplente: Almiro Carvalho
Diretor de Comunicação: Cláudio Eduardo de Souza
Diretora do Meio Ambiente: Maria Aparecida Clemes
|