Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

22 de Abril de 2016 - 17:51:18

PMDB vai decidir: Elmis ou Valério?

Na próxima terça-feira acontece a pré-convenção em Tijucas para definir qual dos dois será o pré-candidato a prefeito pelo partido
 
 

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA

[email protected]

 

Mais uma vez o PMDB de Tijucas chega, às vésperas de definições para candidaturas das eleições municipais, com dois nomes dispostos a concorrerem ao cargo de prefeito da cidade. E mais uma vez a decisão vai ser na ponta da caneta, onde 45 membros do diretório do partido assinalarão entre dois quadradinhos: no primeiro, aparecerá o nome do ex-prefeito Elmis Mannrich. No segundo, o de Valério Tomazi, que quer ir à reeleição. A definição será na próxima terça-feira à noite. A pré-convenção municipal acontece no Lions Clube, no centro da cidade, a partir das 18h.

Apesar de serem 45 pessoas que têm direito a voto, algumas delas, têm o direito a mais de um. Por isso, o total de votos é de 54. Ou seja, para que um dos concorrentes seja o vencedor, precisa conquistas pelo menos 28. De acordo com a secretária-geral do PMDB de Tijucas, Flávia Fagundes, das 18h às 20h, os 45 membros titulares do diretório poderão votar. Caso algum falte, são chamados os suplentes – conforme a ordem já protocolada na lista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E o horário é prorrogado para até as 22h.

“A contagem é feita assim que todos os 45 membros já tiverem votado. Quem estiver na mesa, pega as cédulas que estarão depositadas dentro de uma urna e, acompanhado pelos fiscais dos dois candidatos, é realizada a soma para depois informar o resultado aos presentes”, explica Flávia. As cédulas para votação são como as das eleições no passado, conforme prevê o estatuto do partido: impressas, com dois quadradinhos e os nomes em ordem alfabética, portanto, Elmis virá na frente, seguido por Valério.

Flávia salienta que, da mesma forma que nas regras de uma eleição, os votos da convenção são secretos e é proibido fotografar, filmar ou fazer qualquer ação com a finalidade de depois comprovar em quem votou. Ela diz que, tão logo comece a apuração, acredita que em meia hora já seja feito o anúncio do vencedor das prévias do partido.

DIREITO A MAIS

Além de já votarem como membros do diretório municipal, sete nomes têm direito a escolher mais de uma vez. Tem um total de dois votos na pré-convenção os delegados do partido – os ex-prefeitos Nilton Fagundes (Gordo) e Lauro Vieira de Brito, e o atual, Valério Tomazi. Também votam duas vezes os vereadores Edson Souza e Antídio Pedro Reis (Dinho do Posto). E há dois que votam três vezes: Fernando Fagundes (por ser membro do diretório municipal, por ser vereador e por ser líder de bancada) e Elmis Mannrich (por ser membro do diretório de Tijucas, delegado do partido e único membro titular do diretório estadual do PMDB domiciliado na cidade).

 

NO PRIMEIRO QUADRADINHO

Elmis Mannrich

50 anos

Formação: Estudos Sociais e Direito

Carreira: Advogado, foi vereador por três legislaturas em Tijucas, chegando a presidir a Câmara. Concorreu a prefeito em 2004 e foi eleito. Em 2008, foi o primeiro prefeito reeleito na cidade. Em 2014, foi candidato a deputado estadual e conquistou 15.411 votos. E ano passado assumiu a presidência do Imetro/SC.

 

NO SEGUNDO QUADRADINHO

Valério Tomazi

58 anos

Formação: Engenheiro civil, pós-graduado em Engenharia de Produção e Geomática

Carreira: Engenheiro, foi vereador em Tijucas por três mandatos consecutivos. No Legislativo, chegou a ser presidente da Câmara. Já na prefeitura, ocupou o cargo de secretário de Obras. Em 2012, concorreu pela primeira vez ao cargo de prefeito e foi eleito. Para ser candidato, precisou vencer na convenção do partido. 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube