Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

14 de Abril de 2016 - 18:32:50

Contadora explica como funciona o FIA

 
 
Contadora explica como funciona o FIA

Os Fundos da Infância e da Adolescência (FIA) são recursos destinados ao atendimento das políticas, programas e ações voltados à promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, distribuídos mediante deliberação dos Conselhos de Direitos nas diferentes instâncias de governo (União, Estados e Municípios).

Por meio das doações ao FIA as entidades beneficiadas conseguem recursos para qualificar atendimento e, assim, atuar na inclusão de jovens cidadãos que vivem em vulnerabilidade social. As doações, além de auxiliar muitas crianças e adolescentes atendidos diariamente pela rede municipal e conveniada, é um exercício de cidadania.

Quem tem imposto a pagar pode doar até 3% do Imposto de Renda devido ao FIA, no momento em que for confeccionar sua declaração. O contribuinte que decide doar não tem nenhuma perda financeira ou despesa extra. Apenas destinará o valor que pagaria ao fisco diretamente a crianças e adolescentes atendidos pelas entidades conveniadas. Para efetivar a doação, o contribuinte deve optar pelo modelo completo.

Os recursos destinados ao FIA são aplicados conforme as demandas e as prioridades dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. São usados, por exemplo, em programas e ações que visem à erradicação do trabalho infantil, o atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência, de incentivos à guarda e à adoção, de profissionalização de adolescentes, entre outros.

O gerenciamento e a fiscalização dos recursos destinados aos municípios são realizados pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Quando você contribui com o FIA Municipal, significa que você decidiu que parte do seu imposto devido fique na cidade que você escolheu, em vez de ir para o bolo de arrecadação do governo Estadual ou Federal. Assim, os recursos podem gerar benefícios diretos para a sua comunidade. 

Para mais informações, entre em contato conosco através do telefone (48) 3263-2478. 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube