Dos 13 vereadores da cidade, agora sete são do PSD
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]
Com o fim do prazo previsto pela chamada “janela partidária”, em que políticos podiam mudar de partido sem perder o mandato até a última sexta-feira, a formação da Câmara de Vereadores de Tijucas sofreu grande alteração. Siglas tradicionais deixaram de ter representantes no Legislativo (caso do DEM, PP e PT). Sete vereadores mudaram de partido.
O PSD foi o partido mais escolhido pelos parlamentares, em Tijucas. A sigla – que antes tinha apenas um representante – passou a ter sete das 13 cadeiras e já tem a maioria. O PMDB, que tinha maior número de parlamentares antes da “janela partidária” se fechar, passou de seis, para três. Permaneceram na legenda: Edson Souza, Antídio Pedro Reis (o Dinho) e Fernando Fagundes.
Democratas e progressistas não têm mais vereadores. As siglas que por muito tempo representaram a oposição ao PMDB no cenário político de Tijucas, perderam três parlamentares para o PSD: Eder Muraro, José Leal da Silva Jr (o Lealzinho) e Vilson José Porcíncula (o Tem). Dos sete que trocaram de partido, apenas um não teve como destino o PSD. Paulo Saroti – que era o único representante do PT no Legislativo de Tijucas – preferiu embarcar no PR para encarar a próxima eleição municipal.
O QUE DISSERAM OS VEREADORES?
Eder Muraro
(Trocou o DEM pelo PSD)
“Temos diferenças políticas com o Valério [Tomazi], porque somos oposição, mas ele sempre nos tratou com respeito. E agora não estamos começando fraquinhos. Tijucas vai ter a maior bancada do PSD no estado”
Elizabete Mianes da Silva
(Trocou o PMDB pelo PSD)
“Quero agradecer a todas as pessoas que me trouxeram até aqui por cinco mandatos. Por estar em outro partido, não quer dizer que vou abandonar essas pessoas”
José Leal Silva Jr – Lealzinho
(Trocou DEM pelo PSD)
“A maioria das pessoas que estão no PSD eram do DEM. Mas infelizmente o DEM não possui grande representação em Santa Catarina, e em Brasília também não temos com quem contar para angariar recursos para o município”
Luiz Rogério da Silva – Rogerinho
(Trocou PMDB pelo PSD)
“Mudamos nosso rumo, mas continuamos com a amizade e o pacto por uma cidade melhor. Deixo minha palavra de agradecimento ao PMDB, mas agora sigo um caminho novo”
Paulo Sartori
(Trocou o PT pelo PR)
“Não estou só migrando para o PR, como também assumindo a presidência do partido. Quero deixar bem claro que estou de braços abertos para conversar com todos os partidos”
Sérgio Murilo Cordeiro
(Trocou o PMDB pelo PSD)
“Tenho esperança de que junto com outros vereadores, conseguiremos utilizar nosso peso político junto às lideranças de Santa Catarina para trazer benefícios a Tijucas”
Vilson José Porcíncula – Tem
(Trocou o PP pelo PSD)
“Temos condições, sim, de colocar nosso bloco na rua... Na cabeça! Daí as pessoas vão me perguntar: ‘te vendesse?’. Não, não me vendi. Mudei de graça!”
|