Universitário conseguiu abrir 36 pontos do Centro
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]
Chegou ao fim mais uma edição das Olimpíadas Tijuquense. A competição, que contou com a participação de quase 1.000 pessoas que moram em Tijucas – entre atletas e comissões técnicas – não teve surpresas no resultado final. O Universitário conquistou o título de campeão pela sétima vez (sendo o quarto ano seguido que fica com a taça).
Até o início da semana, Universitário e Centro ainda demonstravam uma disputa equilibrada na pontuação geral. Mas, na reta final, os atuais campeões conquistaram mais medalhas e abriram vantagem. Na sexta-feira, dia em que aconteciam as finais do vôlei de duplas e do futsal, antes do encerramento da competição, já se sabia que o Universitário não poderia mais ser superado. Ganhou com 213 pontos, 36 a mais que o Centro, que foi o vice-campeão.
Ao todo, o Universitário conquistou nove medalhas de ouro (com as mulheres, levou no ciclismo, corrida rústica livre, natação, voleibol e vôlei de duplas; com os homens, no vôlei de duplas, dominó e tênis de mesa; ganharam, ainda, na canastra mista). Já o Centro conquistou cinco medalhas de ouro (as mulheres venceram o futsal, caiaque e tênis de mesa; no masculino conquistaram o voleibol e a natação).
ESPÍRITO OLÍMPICO
“Importante é a participação de todos”
Até o início do ano, depois do cancelamento de alguns eventos tradicionais da cidade pela justificativa de redução de gastos, ainda não havia a certeza se iria ou não acontecer a 13ª edição das Olimpíadas Tijuquense. Por conta disso, o superintendente adjunto da Fundação Municipal de Esportes (FME), Robson Varela, explica que a organização teve metade do tempo que geralmente tinha para preparar a competição. “Fizemos algumas adaptações e, com empenho da equipe, conseguimos fazer com que tudo desse certo”, destaca Robson.
Ele acredita que o resultado final na disputa não foi tão equilibrado devido à qualidade dos atletas que foram inscritos pelo Universitário e que conseguiram atingir os resultados esperados pelos líderes do bairro. “O nosso objetivo é movimentar o máximo de pessoas na competição. E conseguimos. Importante é a participação de todos”, ressalta.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Universitário – 213 pontos (9 ouros, 4 pratas, 4 bronzes)
2º Centro – 177 pontos (5 ouros, 5 pratas, 6 bronzes)
3º Praça – 116 pontos (1 ouro, 4 pratas, 5 bronzes)
4º Areias – 79 pontos (2 ouros, 2 pratas, 2 bronzes)
5º Nova Descoberta – 79 pontos (2 ouros, 1 prata, 3 bronzes)
6º XV de Novembro – 72 pontos (1 ouro, 4 pratas, 1 bronze)
7º Santa Luzia – 71 pontos (3 ouros, 1 prata)
8º Itinga – 66 pontos (2 ouros, 2 pratas)
9º Joaia – 66 pontos (1 ouro, 2 pratas, 3 bronzes)
10º Sul do Rio – 22 pontos (1 prata)
11º Pernambuco – 18 pontos (1 bronze)
12º Timbé – 13 pontos (1 bronze)
13º Morretes – 7 pontos
14º Oliveira – 5 pontos
|