Hilda da Silva Santos
88 anos
Dona Hilda começou a lecionar aos 19 anos e deu aulas por uma década. Ela é a primeira professora municipal registrada em Tijucas. “Quando eu chegava na Prefeitura para receber eles me chamavam de professora número 1”, lembra. Um dos orgulhos de dona Hilda é que todos os seus alunos sabiam a tabuada de cor. “Hoje em dia tem muita facilidade, tem calculadora, as crianças não fazem mais conta de cabeça. Mas todos os meus alunos eram afiados”, orgulha-se.
ANA MARIA VEIGA
[email protected]
Quem não se lembra da primeira professora? Dela a gente nunca esquece. Dona Hilda da Silva Santos, 88 anos, ensinou muita gente a ler e a escrever. Ela começou a lecionar aos 19 anos e foi a primeira professora municipal de Tijucas.
Dona Hilda começou a dar aulas no bairro Papagaios, em Canelinha, que na época pertencia à Tijucas. “A sala de aula era uma casinha da madeira, bem velha. Eu ficava sozinha na escola com os alunos. Tinha um inspetor que passava para vistoriar periodicamente”, lembra. Naquele tempo, a professora era responsável por ensinar alunos da primeira à quarta série. “Todos ficavam na mesma turma. Então eu tinha que ter jogo de cintura. Enquanto os mais avançados faziam atividades, eu ensinava os mais novos a ler”, recorda.
Com todos os alunos na mesma sala, a turma era bem grande, apesar da evasão escolar. “Muitos tinham que trabalhar, ajudar os pais na roça. Então faltavam muito ou acabavam desistindo”, lamenta. A idade dos estudantes variava entre nove e 16 anos. “Eu era carinhosa com os alunos, pegava não mão e ensinava a desenhar as letras. Mas também tinha que levar com mãos de ferro para manter a disciplina. Se bem que naquela época todo mundo respeitava as professoras”, recorda.
Além dos atividades normais como professora, dona Hilda passava outro tipo de trabalho. Para receber o salário, ele tinha que vir até a prefeitura de Tijucas. “Muitas vezes eu vinha a pé, dos Papagaios até aqui. Outras, era de carroça. Quando chegava na prefeitura, eles me dizem que não tinham dinheiro para me pagar. Eu tinha que voltar sem nada. Mas tudo valeu a pena”, lembra. Dona Hilda lecionou por 10 anos. Ela se casou aos 21 anos e teve oito filhas.
|