Secretário de Obras garante que vai colocar o chafariz em funcionamento
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]
A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Gabriella Baixo, 19 anos, ficou assustada ao ver que, bem no centro da cidade, um equipamento abandonado está acumulando água: o chafariz em frente à igreja matriz. Ela teme pela proliferação do mosquito Aedes aegypti, que tem colocado todos em alerta tanto pela transmissão da dengue, quanto zika vírus e chikungunya.
Esta semana, Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) confirmou que em janeiro foram diagnosticados 15 casos de dengue no estado e um de zika, em Brusque (mas que o vírus foi contraído fora daqui). “Estão acontecendo campanhas, reportagens e diversos tipos de divulgação para a conscientização da população. Muitas pessoas fazem sua parte nas residências, agora falta o município fazer a sua parte também, cuidando de nossas praças e espaços públicos, para que o mosquito não continue se reproduzindo”, apelou a estudante.
VAI SER ARRUMADO
O secretário municipal de Obras, Artur Tomazoni Filho, informou que eles têm agido em parceria com a Vigilância Sanitária para atuar em terrenos abandonados que tenham sinais de riscos. Nestes casos, quando o proprietário do imóvel não faz a limpeza após ser notificado, a secretaria faz o serviço e aplica uma multa.
Com relação aos espaços públicos, Arturzinho diz que tem sido difícil manter a ordem, porque eles limpam num dia, e no outro alguém vai e joga entulhos novamente. “No caso das praças públicas a gente está tentando manter limpas, mas infelizmente não estamos conseguindo”, comenta. Já o chafariz que fica em frente à igreja matriz, ele garante que até o final desta semana deverão dar jeito para colocar novamente em funcionamento e evitar que acumule água parada.
|