Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

21 de Janeiro de 2016 - 15:43:18

Órgãos ambientais investigam mancha escura no mar

Análise da Fatma constata que, apesar do local ainda ser considerado impróprio para banho, escuridão na água não seria esgoto
 
 
Órgãos ambientais investigam mancha escura no mar

Prefeitura de Itapema afirma: “mancha do rio Perequê vem de Porto Belo”

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA

[email protected]

 

Num sobrevoo pelo nosso litoral, no domingo pela manhã, Silvano Silva avistou uma mancha escura no mar, vindo da foz do rio Perequê. Fotografou e postou numa rede social, colocando na legenda que achava “lamentável ver a bela Costa Esmeralda manchada”. A imagem teve mais de 900 compartilhamentos e acendeu a discussão sobre as possíveis causas da mancha escura entre as águas de Porto Belo e Itapema.

A prefeitura de Porto Belo logo emitiu nota oficial em que garantiu estar tomando as medidas cabíveis para averiguar a origem da sujeira e punir os responsáveis. “No final da tarde de domingo foram acionadas as equipes de vigilância sanitária, bombeiros e Fatma (Fundação do Meio Ambiente) de Santa Catarina”, assegurou, por meio da nota, informando que a praia seria interditada, caso necessário. A prefeitura comentou que além da foz do rio, seria fiscalizada a estação de tratamento da Companhia Nacional Saneamento (Conasa), em Itapema. E relembrou que em 2013 a empresa foi multada pela Fatma por ter derramado esgoto sem tratamento no rio Perequê.

Por outro lado, a prefeitura de Itapema logo soltou nota jogando a responsabilidade para a cidade vizinha, com o título: “Mancha do rio Perequê vem de Porto Belo”. Informaram que, por meio da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (Faaci), estão acompanhando todos os desdobramentos da mancha negra. Na segunda-feira, o prefeito Rodrigo Bolinha acompanhou as vistorias feitas em todo o rio Perequê e as coletas realizadas pela Fatma e pela empresa contratada pela Faaci para análise da água.

NÃO É ESGOTO

Após análise da amostra recolhida pela Fatma (no rio e nas praias de Porto Belo e Itapema), o órgão ambiental constatou que não houve alteração dos índices de coliformes fecais, que confirmaria que a mancha não foi causada por esgoto. A Fatma atestou que a balneabilidade do local se manteve a mesma das últimas semanas: a região da foz do rio Perequê continua imprópria para banho.

IMPACTO NO TURISMO

Por conta da grande repercussão do assunto e principalmente por ter sido levantada a possibilidade de que a praia estaria recebendo esgoto, o movimento na região foi colocado em xeque. A reportagem do DAQUI fez contato com o presidente da Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo, Claudio Souza, para saber o impacto que a “mancha negra” estaria causando aos equipamentos turísticos da região. No entanto, ele não quis comentar o assunto. “Não quero me manifestar antes que saiam todos os laudos para saber as causas”, argumentou. 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube