Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

25 de Fevereiro de 2015 - 17:58:32

Anjinhos Peludos faz manifesto para ganhar novo canil

Grupo de amigas que cuida de cães abandonados em Tijucas teme perder espaço cedido pela prefeitura
 
 
Anjinhos Peludos faz manifesto para ganhar novo canil

Um grupo de cinco amigas se divide, todos os dias, na tarefa de cuidar de 35 cães abandonados. Elas formam a organização não-governamental Anjinhos Peludos, de Tijucas. Atualmente, o canil da ONG fica entre as ruinas de um prédio ao lado da secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente. Mas um boato de que elas correm o risco de serem retiradas do espaço fez com que criassem uma petição virtual em que pedem novo canil à prefeitura. Até ontem à tarde, mais de 500 pessoas já haviam assinado o documento.

“Já nos falaram que, por causa de reclamações de vizinhos, querem nos tirar daqui. Até a possibilidade de nos mandarem para um terreno perto do presídio levantaram, mas lá é fora de mão para que possamos ir tratar os cachorros”, comenta uma das entusiastas do Anjinhos Peludos, Lisabel da Silva, 20 anos. Ela conta que, atualmente, a entidade vive da ajuda de voluntários e doações para poder manter os animais alimentados e saudáveis. Da prefeitura, ganham o espaço onde fica – há cerca de dez anos – o canil.

“Estamos numa área residencial. Sabemos que, às vezes, a presença dos cachorros pode incomodar. Então, se quiserem nos tirar daqui, o que pedimos é que arrumem um local que seja mais isolado, mas que não seja muito longe”, pede outra integrante do Anjinhos Peludos, Gildara Galdolfi de Oliveira, 42 anos. Ela explica que a petição virtual é uma forma de mostrar ao poder público que as pessoas são sensíveis à causa animal. Quem quiser assinar, basta acessar o link disponível na página do Facebook do Anjinhos Peludos.

VÍTIMAS DO ABANDONO

Hoje, 35 cães recolhidos da rua vivem no canil – que fica no terreno da secretaria de Agricultura, na avenida Hercílio Luz. Alguns deles se escondem cada vez que uma pessoa estranha aparece no espaço, muito provavelmente por terem sido vítimas de maus-tratos. Mas o número de animais atendidos pela entidade é maior. Muitos deles ficam na casa de outra integrante do Anjinhos Peludos, Ivone Lemos. “Para a casa dela vão os filhotes, porque no terreno da secretaria de Agricultura já teve cinomose, e para os filhotes seria fatal”, argumenta Lisabel. Na casa de Ivone devem ter quase 30 cães. Além de Lisabel, Gildara e Ivone, o grupo que coordena o Anjinhos Peludos ainda é composto por Arilete Gambeta e Rosimeri Furtado.

NÃO É BEM ASSIM!

Há pouco tempo no cargo de secretário municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Odirlei Resini diz que ainda não conseguiu estar completamente por dentro do assunto. Mas, garante que não há qualquer pedido oficial para que a entidade da causa animal deixe o espaço que ocupa para manter os cães. “Essa informação de que elas vão ter que sair de lá eu não tenho. Mas devo trocar uma ideia com o prefeito para dar uma melhorada na situação do canil”, assegura o secretário, independente do retorno do abaixo-assinado virtual.

 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube