Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

10 de Dezembro de 2015 - 16:19:21

Tijucas entre as 100 cidades mais violentas à mulher

Segundo dados do Mapa da Violência 2015, mais de 70% dos casos ocorrem na dentro da própria casa da vítima
 
 
Tijucas entre as 100 cidades mais violentas à mulher

 “O pior é que a gente se sente culpada, mesmo sabendo que somos as vítimas”

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA

[email protected]

 

Faz 19 anos que, na própria casa, Maria foi vítima de abuso sexual. Como em muitos dos casos de agressões e violência contra a mulher, o agressor era próximo da vítima. Era o irmão adotivo. Passadas quase duas décadas, ela ainda guarda na memória as marcas do abuso. Maria mora em Tijucas – cidade que desponta entre as 100 mais violentas às mulheres. E o nome é fictício para que ela seja poupada de qualquer exposição.

Maria foi adotada quando bebê. Por um tempo, carregou a revolta pelo abandono dos pais biológicos. Mas a grande marca que carrega para a vida toda, segundo ela, foi mesmo o abuso sexual. “Não tem como superar. Não dá para esquecer. Isso eu vou carregar para sempre comigo. E é algo que eu não falo com ninguém sobre...”, confidencia.

Na época, Maria sofreu o abuso e ficou calada. Só no dia seguinte, teve uma crise de choro na escola – ela tinha 14 anos. Em conversa com a direção do colégio, contou o que aconteceu. Conselho Tutelar foi acionado e foram até a casa da família. “Minha mãe disse que se responsabilizaria pelo meu irmão. Não fez nada. Ficou por isso. Hoje ele convive normalmente na família, mas eu não falo e nem chego perto”, comenta.

Maria, que hoje tem uma filha de quatro anos, diz que não deixa a menina ficar perto do irmão, que teria a violentado. Mesmo ninguém mais tocando no assunto, ela carrega consigo o receio de que o passado se repita. “É uma sensação horrível. E o pior é que a gente se sente culpada, mesmo sabendo que somos as vítimas”, conta, consciente de que não deveria se envergonhar pelo que sofreu.

VIOLÊNCIA AUMENTA

O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking dos países com maior número de crimes praticados contra mulheres, é o que revela o "Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres no Brasil". Somente no ano passado, cerca de 148 mil mulheres vítimas de violência foram atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, a cada dia em 2014, 405 mulheres precisaram de tratamento médico em decorrência de agressão sofrida.

Apesar da criação de leis específicas para proteger as mulheres da violência de gênero, como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio, o problema está longe de ser resolvido. Em Santa Catarina, o homicídio de mulheres cresceu 12% de 2006 a 2013. Em 2013, 122.829 mulheres foram vítimas de agressão no estado (seja ela física, psicológica ou sexual). Além disso, Tijucas está entre os 100 municípios mais violentos para as mulheres – conforme divulgou o Ministério Público.

A violência física é a mais frequente, presente em 48% dos atendimentos realizados pelo SUS. Em segundo lugar, a psicológica, que representa 23% dos casos. A violência sexual está em terceiro lugar, com 12% das mulheres atendidas, com maior incidência entre as crianças até 11 anos de idade e as adolescentes. A residência é o local onde as mulheres estão mais vulneráveis. Cerca de 71% dos casos de violência ocorre dentro de casa. Na maioria das vezes, o agressor é alguém que a vítima conhece: um familiar, um vizinho ou amigo. Por isso, muitas vezes, as mulheres não denunciam, o que dificulta a atuação dos órgãos competentes na punição do crime. É preciso que as vítimas rompam o silêncio e denunciem.

 

 

COMO DENUNCIAR?

Para recorrer ao Ministério Público em casos de violência doméstica, ligue 180 ou compareça à Promotoria de Justiça mais próxima. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone (móvel ou fixo). O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive nos feriados. O “Ligue 180” fornece orientações e alternativas para que a mulher se proteja do agressor. A vítima é informada sobre seus direitos legais e os tipos de estabelecimentos que poderá procurar, conforme o caso.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube