Em Tijucas, única escola em que dois estão na disputa é a Alexandre Ternes Filho
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]
Há anos se fala na comunidade ter direito à escolha de quem vai comandar as escolas públicas. Agora, enfim, isso vai virar realidade nas unidades estaduais. A indicação deixa de ser política e passa a ser através de processo eleitoral. A votação acontece hoje, das 8h às 22h. Podem votar pais, alunos, professores e demais funcionários da respectiva escola. Basta levar um documento com foto. Apenas o voto dos pais tem valor diferenciado: tem peso 2. O mandato dos eleitos será de quatro anos.
Para concorrer ao cargo, os candidatos precisaram obedecer a uma série de exigências: ser efetivo e com estágio probatório já homologado; não ter sofrido punição em processo disciplinar administrativo; não ter mais de cinco faltas injustificadas nos últimos três anos; ter cursado (ou estar cursando) Gestão Escolar, com carga horária de, no mínimo, 200 horas.
Em Tijucas, apenas na escola Alexandre Ternes Filho, dois professores disputam o cargo: a atual diretora, Jandira Cattani, e Rubens Marcelino. Nos demais casos, há apenas um candidato. Mesmo assim, o gerente de Educação da SDR de Brusque, Rodrigo Cesari, explica que a comunidade pode escolher. “Nestes casos, será um referendo com as opções ‘sim’ ou ‘não’. Para ser eleito, o candidato precisa receber 50% dos votos válidos favoráveis mais um”, explica. Caso o “não” seja maioria, caberá ao Conselho Deliberativo apresentar nomes à Gerência de Educação, que poderá nomear o diretor – que deverá, então, se matricular no curso de Gestão Escolar.
“O Governo do Estado está tentando padronizar. Existem muitos bons professores, mas que não são capacitados para serem gestores. Exigir o curso é uma maneira de qualificar”, justifica Cesari. Além disso, os candidatos precisaram criar o Plano de Gestão Escolar. Para o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, este documento é fundamental para o processo democrático. “Pela primeira vez teremos a seleção dos diretores por meio da escolha do Plano de Gestão Escolar. Queremos melhorar ainda mais o trabalho desenvolvido nas escolas e, para isso, contamos com o apoio e voto de toda comunidade escolar”, espera o secretário.
QUEM CONCORRE?
TIJUCAS
Escola Deputado Valério Gomes (Praça)
Maristela Silva (atual diretora)
Escola Cruz e Sousa (Centro)
Sandra Pereira (atual diretora)
Escola Olívia Bastos (Nova Descoberta)
Elaine Klegin
Escola Alexandre Ternes Filho (Joaia)
Jandira Cattani (atual diretora)
Rubens Marcelino
CANELINA
Escola Bartolomeu da Silva (Moura)
Arlete Tomazzia (atual diretora)
Jaison Simas
Escola Minervina Laus (Centro)
Patrícia Borati (atual diretora)
|