Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

12 de Novembro de 2015 - 16:38:55

Ex-prefeitos denunciados por esquema de corrupção

Curru chegou a ser preso enquanto era deflagrada a operação “Bola de Neve”. Agora o MP pede a condenação dele, do sucessor e outros 10 envolvidos
 
 

Curru tinha deixado a prefeitura um mês antes da operação ser deflagrada

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA

[email protected]

 

A operação “Bola de Neve” foi deflagrada há pouco mais de três anos. Investigou fraudes em licitação e crimes contra a administração pública em quatro municípios de Santa Catarina. Um deles, Porto Belo. Na época, o ex-prefeito Albert Stadler, o Curru, foi um dos 18 presos pela operação. Agora, o Ministério Público concluiu o inquérito e apresentou denúncia à Justiça. Pede a condenação de Curru, do sucessor dele no comando da prefeitura, Osvaldo Claudino Ramos Filho, o Vadinho (PSD), e de outros 10 envolvidos. Além das punições previstas no Código Penal, a Promotoria pede que sejam devolvidos aos cofres públicos quase R$ 5 milhões, equivalentes aos danos ao erário.

Segundo a denúncia do promotor Fabiano Francisco Medeiros, da 2ª Promotoria de Justiça, o esquema consistia em fraudes de licitações, uso indevido de dinheiro e bens públicos e superfaturamento de orçamentos na prefeitura. Envolvia empresários do ramo de autopeças, que ofereciam propina aos agentes públicos em troca de vantagens durante os processos licitatórios. “A junção dos servidores ímprobos e empresários desonestos, associados para o fim específico de cometer crimes contra a administração, permitiu a manipulação de diversos procedimentos licitatórios”, alegou o promotor.

Ele ainda salientou que as investigações feitas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) revelaram que os denunciados se associaram em quadrilha para cometer crimes contra a administração pública. E acrescentou ao rol de crimes: fraude a licitações, peculato, corrupção ativa e passiva. A reportagem não conseguiu fazer contato com os envolvidos.

Além de Curru e Vadinho, são denunciados os ex-secretários Antônio Ballestero Garcia Júnior (de Saúde), Aoilto Motta Porto (de Administração), Edemir Natalio Silvino (de Obras), a ex-diretora de Transporte da secretaria de Educação, Katia Waltrick da Costa, e o ex-assessor de compras Marco Aurélio Pereira. O empresário Clauto Antônio Correa foi apontado como o articulador do esquema. Ele era representante de uma empresa de tratores que sempre vencia as licitações. A mulher dele, Inês Nonato Galeano, seria quem pagava as propinas. Walmir Camargo da Silva, Márcio Probst Lucena e Ivanir Ernesto Pereira, representantes de outras empresas, também fariam parte do esquema.

POR QUE SAIU?

Um mês antes de a operação “Bola de Neve” ter sido deflagrada, Curru já havia deixado a prefeitura. Ele, que estava para cumprir os últimos meses do segundo mandato, resolveu trocar de partido: largou o PTB para se filiar ao PSDB. Com a mudança, pretendia assumir o comando da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Itajaí que, na época, estava vaga e era de nomeação dos tucanos. Por isso, perdeu o comando da prefeitura por infidelidade partidária. Era início de abril de 2012 quando o vice Vadinho, então, virou prefeito.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube