O templo que abriu as portas na segunda-feira fica no bairro Índia.
Na vocação do turismo religioso da região do Vale do Rio Tijucas, há agora mais uma alternativa voltada para a espiritualidade. Foi inaugurado, na última segunda-feira, um templo budista no bairro Índia, em Canelinha. O Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) Mendjila (nome do Buda da Medicina) teve a cerimônia coordenada pelo Lama Padma Samten. Cerca de 60 pessoas prestigiaram o evento, que contou com mantras, meditação e almoço vegetariano.
Numa área total de 324 metros quadrados, o templo budista é considerado um dos maiores do Brasil e foi edificado com tijolos ecológicos, sem queima, com a fabricação no próprio CEBB. O espaço tem a capacidade para 300 pessoas. Na área do Centro, foi montada uma cozinha totalmente vegetariana, alojamentos para 100 pessoas e espaço destinado à qualidade de vida.
Para os adeptos e simpatizantes do budismo, este é um cenário privilegiado, cercado de natureza, próprio para as práticas. Não é para menos. A área total do Centro Rural compreende 10 hectares e, em breve, abrigará um espaço de saúde com terapias naturais, uma rotina com alimentação equilibrada, práticas físicas e meditação. Será criado um ambiente favorável para reduzir fatores de adoecimento e promover a cura. O templo fica na rua Regina Clemer, 2400, no bairro Índia.
QUEM É O LAMA?
O mestre budista Padma Samten é físico de formação, com mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Alfredo Aveline foi professor de física de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista. No início dos anos 80, intensificou o interesse pelo budismo e em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado Lama, título que significa líder, sacerdote e professor.
|