A chuva forte da semana passada deixou marcas pela região. Canelinha foi um dos municípios mais afetados por aqui. Apesar de o rio Tijucas não ter transbordado e não ter dado a temida enchente, alguns pontos foram prejudicados. No bairro Moura, por exemplo, caiu a ponte da estrada que dá acesso à cidade de São João Batista.
De acordo com a secretária de Assistência Social do munícipio, Anice Aparecida Beirão, que também responde pela Defesa Civil de Canelinha, medida paliativa já foi tomada para não atrapalhar a rotina dos moradores que precisam da via para acessar São João Batista e Nova Trento. “Foi feito um desvio e colocado uma ponte de madeira com eucaliptos numa parte mais firme para normalizar o tráfego. É provisório. Enquanto isso a prefeitura está pleiteando verba federal e estadual para construir nova ponte”, comenta.
A maioria dos transtornos por conta do aguaceiro foram às margens do rio Tijucas, segundo Anice. Principalmente no bairro Papagaios. “Tivemos muitos casos de desbarrancamento na beira do rio. E para a prefeitura fazer todo o trabalho de contenção que é necessário, precisamos esperar que o rio comece a baixar”, ressalta a secretária. Ela diz que agora a situação já demonstra estar sob controle mas que, como o solo continua encharcado, a Defesa Civil permanece preocupada com novos desbarrancamentos.
|