Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

22 de Outubro de 2015 - 10:42:29

“A gente não pode fazer da crise uma coisa exagerada”

De acordo com presidente da CDL, a crise existe, mas os empresários devem buscar alternativas para melhorar o comércio
 
 

Luciano Spengler
51 anos
Carreira: Empresário, faz parte da Câmara de Dirigentes
Lojistas há 17 anos. Já foi presidente da instituição de
Canelinha, já foi diretor Distrital da Federação e agora
responde pela CDL de Tijucas. 

 

Luciano Spengler assumiu neste ano a direção da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Tijucas. A CDL conta hoje com 161 associados, a maior parte micro e pequenas empresas. O dever da instituição, segundo ele, é ser uma voz desses pequenos empresários e buscar alternativas para o comércio local.

 

Importância e as vantagens de se associar a CDL?

A grande maioria dos nossos associados são micro e pequenas empresas. Sozinhos eles não tem voz ativa. Cabe ao todo se unir e ter uma representatividade. Outro aspecto importante é que a nossa CDL é associada à FCDL, que cobre quase a totalidade de todos os municípios de SC. Então nós temos voz ativa. A federação dispõe de um funcionário dentro da Assembleia. Acima da Federação, tem a Confederação, que nos representa em Brasília. Nós também temos os serviços que a CDL dispõe aos associados. O mais conhecido é o SPC, que é o anjo da guarda do crédito. Temos outros serviços tão importantes quanto esse. Temos o XML, que a CDL armazena todas as notas eletrônicas exigidas pelo Fisco.

Em Tijucas, quais são as maiores reivindicações dos comerciantes?

São várias reivindicações. Uma delas é o trânsito da cidade. O comerciante cobra que tenha uma melhoria, que se humanize o trânsito. Outra questão de interesse é a questão do crédito. É uma ferramenta que se possa fazer uma análise de crédito. Esse também é um desejo dos comerciantes do nosso município. Outra coisa é a formação de pessoal. Os associados da CDL são micro e pequenas empresas, então fica difícil contratar uma pessoa para dar cursos de capacitação. É onde entra a CDL. Unimos todas as empresas, contratamos uma pessoa para dar esse treinamento. Nós fazendo um planejamento anual de todas as datas comemorativas com as ações que serão desenvolvidas naquela data.

 

Entre as ações da CDL, está a valorização do comércio local?

Esse é um aspecto muito importante. Basicamente todos os produtos que tem em grandes cidades, Tijucas já disponibiliza. Nós temos lojas que perfeitamente caberia dentro de um shopping sem mudar nada. A partir do momento que os moradores de Tijucas compram em Tijucas, os recursos ficam aqui para a melhoria da cidade.

 

Sobre a questão do trânsito, os empresários se posicionaram contra a proibição do estacionamento da Bayer Filho?

Muita gente usa Tijucas como passagem, já que é o único acesso à rodovia SC-410. É um desejo dos empresários e de toda a população em geral é que esse trânsito seja deslocado do centro da cidade. Melhoraria muito a situação do nosso município. Em relação à proibição do estacionamento, foi feita uma pesquisa junto ao comércio da Avenida Bayer Filho para saber de que forma ia impactar.

 

Em relação à segurança pública, na madrugada de quarta-feira, pelo menos três comércios foram arrombados em Tijucas. Qual a posição da CDL na questão da segurança?

Realizamos várias ações durante o ano a respeito da segurança pública. Juntamente com a ACIT, fizemos uma audiência pública para tratar e discutir o assunto. Existe uma preocupação, não só da nossa diretoria, como das anteriores em relação aos arrombamentos e roubos no comércio.

 

O comércio de Tijucas está sentindo os efeitos da crise?

É um momento de atenção. A crise está ai, ela existe, mas a gente não pode fazer da crise uma coisa exagerada. Ela já tem o impacto natural que ela causa e a gente tem que investir em alternativas para que a gente melhore o nosso comércio.

 

A expectativa é que o aquecimento do comércio para o final do ano, não é?

A melhor data de comércio é o final do ano, devido ao momento especial de comemoração. Além disso, tem a entrada do décimo terceiro, que gira mais dinheiro no comércio. Então certamente haverá um aquecimento nos próximos meses.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube