Começa a chegar o Dia de Finados e aumenta a movimentação nos cemitérios. É, muitas vezes, o único período em que a maioria dos túmulos recebe algum tipo de manutenção por parte dos familiares. No resto do ano, muitos ficam abandonados. Em Tijucas, a diretoria do Cemitério Municipal colocou regras: usar lavadoras de alta pressão (as chamadas WAPs) nas lápides, reformar, pintar ou construir túmulos só será permitido até o próximo domingo – ou após o feriado dos mortos.
De acordo com o diretor do cemitério, Artur Tomazoni Filho, a medida já é adotada há anos. Justamente para que as manutenções às vésperas do Finados não sujem ou danifiquem outras lápides. “Uma vez uma senhora tinha lavado o túmulo da família. Na véspera do feriado veio alguém com uma WAP e acabou sujando o que ela tinha limpado. Colocamos regras para que ninguém seja prejudicado”, explica Arturzinho. No caso de limpeza com balde de água, panos e vassouras, não há restrição.
A dona de casa Nadir Agostinho, 64 anos, não é do tipo que aparece só às vésperas de Finados para cuidar dos túmulos da família. Moradora do bairro XV de Novembro, conta que, desde 2007, quando o marido faleceu, vai até o cemitério duas vezes no mês para manter tudo limpo. “A gente vê muitos abandonados. Mas não posso fazer isso, porque aqui estão enterradas pessoas que fizeram parte da minha vida, fizeram coisas boas e que eu não posso esquecer”, justifica. Nadir garante que, antes do feriado, deve voltar para fazer mais uma limpeza.
PROGRAMAÇÃO
Este ano, a data que celebra os mortos cai numa segunda-feira. De acordo com Arturzinho, a programação para o Cemitério Municipal de Tijucas é a mesma dos últimos anos. Serão montadas três tendas, um palco e colocadas 500 cadeiras para as cerimônias. Primeiro, às 8h30, haverá a missa. Depois, o culto evangélico da Assembleia de Deus.
|