Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

22 de Outubro de 2015 - 10:21:58

E aí, encontrou alguma lixeira quando precisou?

Nos quase dois quilômetros de extensão da avenida Bayer Filho, apenas quatro lixeiras estão nas calçadas à disposição dos pedestres
 
 
E aí, encontrou alguma lixeira quando precisou?

Na pressa do cotidiano, muitas vezes é pelas calçadas que comemos ou bebemos algo. Na hora de descartar o lixo, olhamos para os lados, caminhamos, e nada de aparecer um lugar para descartar a sujeira. A equipe de reportagem do DAQUI percorreu os 1.800 metros de extensão da principal via de comércio de Tijucas, a avenida Bayer Filho, para procurar por lixeiras nos passeios públicos à disposição das pessoas. Foram quatro. E por iniciativa do setor privado.

A caminhada começa pelo início da avenida (na esquina com a rua Marechal Deodoro). Logo dá para ver os destroços do que foi uma lixeira – em frente à farmácia Sesi. Só na frente do antigo colégio Cnec, no Marcello’s Café, avista-se uma lixeira. Está personalizada com a logomarca do estabelecimento. Mais para frente, surgem as outras três – duas na frente da Tijufarma e outra no Açougue e Mercearia Orli. São as quatro dispostas em passeio público ao longo da Bayer Filho.

Segundo a proprietária do Marcello’s Café, Margarida Ribeiro dos Santos, a lixeira foi colocada há 10 anos, assim que assumiu a lanchonete. Ela não lembra o valor gasto na época, mas sabe que não foi barato. Mesmo assim, acredita que outros comércios (principalmente que trabalham com alimentos) deveriam fazer o mesmo. “Já que a prefeitura não coloca, temos que fazer nossa parte. Vejo várias pessoas vindo com o lixo na mão, de outros lugares, para colocar na nossa lixeira. O importante é que o lixo não vá para o chão!”, destaca Guida.

Para a arquiteta e urbanista Giselle Carvalho, Tijucas deveria ter uma Lei de Calçadas, na qual estivesse prevista a existência de lixeiras e determinasse uma distância ideal entre os equipamentos. “Praticamente não se vê lixeiras ao longo da avenida Bayer Filho. As poucas que vi parecem ter sido colocadas pela iniciativa privada. Mas essa atribuição não pode ser apenas do comércio, visto que, para o bem-estar da cidade e para promover a limpeza urbana, o poder público precisa proporcionar os devidos equipamentos para cumprir esses objetivos”, argumenta a urbanista.

 

ENTREVISTA

“Há sempre a necessidade de instalação de novas lixeiras”

Secretário de Obras, Transporte e Serviços Públicos diz que vai fazer estudo sobre o caso

 

Em entrevista ao DAQUI, o secretário municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos, Cláudio Tiago Izidoro, comenta que está sempre de olho para, caso precise, colocar novas lixeiras na cidade. Além disso, ressalta que deve fazer estudos para ver se há necessidade de colocar mais lixeiras e, então, realizar processo licitatório.

 

DAQUI - Recentemente, o Município instalou ou fez manutenção em alguma lixeira?

Cláudio - Instalamos lixeiras na rodoviária, cemitério e nos colégios. Feito manutenção em algumas na beira rio devido a vandalismo.

 

DAQUI - Há legislação no município regulamentando a colocação de lixeiras?

Cláudio - Colocamos lixeiras de acordo com a demanda e sempre que possível.

 

DAQUI - Tem algum projeto para colocar novas lixeiras na cidade? Onde e qual a previsão?

Cláudio - Realizamos estudo para levantar a atual necessidade em virtude do crescimento populacional e estaremos providenciando licitação para compra das mesma para suprir a atual demanda.

 

DAQUI - Pela avaliação do poder público municipal, a disposição de lixeiras na cidade é suficiente para atender a demanda?

Cláudio - Com o aumento da população e aumento da circulação de pedestres nas vias públicas, existe a necessidade de sempre estar atualizando a disponibilidade de lixeiras à população, e é o que estaremos providenciando em função do que foi levantado.

 

DAQUI - Em vias de forte comércio, como a avenida Bayer Filho, o número de lixeiras atende ao movimento de pessoas?

Cláudio - Há sempre a necessidade de instalação de novas lixeiras, por isso, estamos sempre de olho para cobrir essa falta. Não podemos pensar apenas nas vias principais, há uma cidade inteira pra se colocar lixeiras e substituir as com problemas, é uma grande demanda, como já citamos. Mas temos consciência dos locais onde há falta e vamos suprindo a necessidade sempre que possível.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube