Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

15 de Outubro de 2015 - 10:20:48

Da sala de aula à quadra

Há mais de 30 anos, Cidinho abre as portas do ginásio de esportes para incentivar a prática do voleibol na cidade
 
 
Da sala de aula à quadra

Raio X
Nome: Joacir José dos Santos
Idade: 60 anos
Natural de Tijucas
Cidinho é professor há 44 anos. Por quatro décadas,
leciona inglês. É formado em Língua Inglesa
e Portuguesa e fez pós-graduação no idioma estrangeiro.
Foi aprovado em primeiro lugar no concurso
do Estado. Já está aposentado mas continua
nas salas de aula. Tem no vôlei uma
paixão antiga. E se dedica de forma voluntária ao esporte.

A paixão de Cidinho pelos Beatles fez dele um professor de inglês. O amor pelo vôlei fez dele um fomentador do esporte em Tijucas. Há mais de três décadas, Joacir José dos Santos repete o ritual: abre o ginásio de esportes, coloca a rede, confere se todas as bolas estão cheias e – em incentivo a novos e velhos atletas da cidade – deixa o vôlei acontecer.

Com apenas 16 anos de idade, Cidinho já era professor. Começou na alfabetização para adultos e depois nas séries iniciais. Isso nos três primeiros anos de sala de aula. Depois, encontrou a vocação no inglês. “Minha mãe queria que eu fosse professor. E eu comecei a gostar da língua inglesa por conta das músicas dos anos 60, principalmente dos Beatles. Estudava por conta própria, tinha muito de autodidata”, conta Cidinho. Ali encontrou a profissão.

O hobby, por outro lado, começou na infância. No início, jogava futebol. Era goleiro na categoria infantil. Só lá pelos 12 anos é que começou a se interessar pelo voleibol. Estava cursando o primeiro colegial no extinto Espírito Santo. “Jogava e fazia parte do time do colégio. Quando eu tinha uns 15 anos, solicitei às irmãs que liberassem a quadra para nós, aos domingos. E elas cederam”, recorda.

Já como professor de inglês, começou a espalhar o amor ao vôlei pelas escolas em que passou. Quando lecionou em Canelinha, no Moura, usava os intervalos das aulas para reunir os alunos na quadra. Quando veio para Tijucas, fez o mesmo na escola Cruz e Sousa. Com o tempo – e competições escolares acontecendo – a responsabilidade com os times de voleibol da escola foram divididas pelos professores de Educação Física com o de Inglês. Comandando os alunos, Cidinho colecionou algumas vitórias pela cidade e região.

NO GINÁSIO DE ESPORTES

Muito raramente em algum sábado à tarde o ginásio de esportes do centro de Tijucas não está de portas abertas para o voleibol. De forma voluntária, Cidinho organiza tudo. Com material fornecido pela Fundação Municipal de Esportes (FME), aguarda pela chegada dos atletas – mesmo os menos experientes são bem-vindos. Esse ritual se repete há mais de 30 anos.

Lá pelo início da década de 1980, Cidinho começou a abrir o ginásio de esportes nos sábados à tarde para treinamento. Na época, fundaram um time de vôlei. Hoje, o espaço funciona para os treinos de jogadores de todos os bairros da cidade (e não exclusivamente a um time). “Atualmente temos muito incentivo com relação a campeonatos na cidade. Temos as Olimpíadas e o Municipal, sempre com qualidade no material e na arbitragem. Antigamente isso não existia”, salienta.

Cidinho diz admirar mais o voleibol amador que o profissional. Reconhece a dedicação de quem – como ele – se empenha no esporte por amor e não por dinheiro. “O atleta amador trabalha, estuda e, muitas vezes, deixa de lado atividades em casa para suar a camisa na quadra em nome do seu bairro. Sem receber incentivo financeiro, deixam de lado coisas pessoais por amor ao vôlei”, destaca. E para cada conquista de um desses atletas, Cidinho se sente vencedor. Como incentivador, tem o direito de compartilhar da evolução nas quadras e dos resultados. 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube