Desde o ano passado, as sessões da Câmara de Vereadores de Tijucas passaram a acontecer a partir das 18h. No entanto, os parlamentares estudam a possibilidade de retornar para as 20h. Eles acreditam que realizar os encontros mais cedo fez com que menos pessoas acompanhassem os trabalhos do Legislativo. Já tramita projeto que deve fazer a alteração. “Eu reconheço que o horário das 18h não atraiu a população”, admitiu Luiz Rogério da Silva, o Rogerinho (PMDB). Ele foi quem propôs a mudança ano passado.
Durante a primeira sessão, na última quinta-feira, quando o assunto foi a debate, outro que se manifestou favorável ao retorno do horário das 20h foi o vereador Vilson José Porcíncula, o Tem (PP). “Na época, eu fui a favor de mudar para as 18h, mas hoje quero voltar atrás. Vejo que 20h é o horário mais adequado”, salientou. Também se manifestou em discurso parecido o vereador Edson Souza (PMDB) – que na época já teria sido contrário às sessões começarem mais cedo. Mas foi voto vencido. “É uma afronta à democracia começar a esta hora. As pessoas nem podem acompanhar, porque ainda estão trabalhando”, conclui.
NÃO É UNÂNIME
Durante o debate, Rogerinho pediu para que a mudança do horário fosse votada logo. Mas foi contrariado. Sérgio Murilo Cordeiro (PMDB), apesar de fazer parte da mesma bancada que Rogerinho, não concordou com o correligionário. “Não acredito que seja correto mudar o regimento de forma tão afoita. Alteração tem que ter prazo. Vamos respeitar os trâmites. A Câmara tem que amadurecer”, argumentou. A justificativa de Serginho foi suficiente para que o presidente da Casa, Éder Muraro (DEM), decidisse não agilizar a votação do projeto.
|