Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

08 de Outubro de 2015 - 09:45:06

“As chuvas têm atrapalhado bastante a agricultura”

Excesso de chuva interfere na qualidade do solo
 
 


Odirlei Resini
33 anos

Carreira: Bacharel em Direito, formado pela Univali de Tijucas.
Seu primeiro emprego foi na cerâmica Portobello, depois entrou na
Prefeitura para trabalhar na parte de fiscalização de tributos.
Trabalhou também no setor de frotas da prefeitura.
E agora, em 2015, foi convidado para assumir a
Secretaria da Agricultura, Pesca e Meio Ambiente.

 

O tempo chuvoso veio para ficar na região. No mês passado, uma chuva de granizo deixou os agricultores em alerta. O secretário da Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Odirlei Resini afirma que esta situação é ruim para a agricultura, pois atrasa os trabalhos que necessitam do solo seco. Mas, segundo ele, o agricultor de Tijucas não teve prejuízos até o momento.

 

Em qual área a agricultura é mais forte em Tijucas?  

Hoje em primeiro lugar é o arroz, que é a cultura mais forte da nossa agricultura, plantado principalmente no Timbé. Em segundo vem o gado de corte, que é vendido para abatedouros. Depois vem o maracujá e o aipim, que estão equilibrados, seguido pelo milho. Geralmente, a melhor época de toda a cultura é de agosto em diante, que a estação está saindo do inverno e entrando na primavera. O verão é período onde a nossa agricultura se desenvolve. O arroz vai ser colhido lá por fevereiro.

Esta época de muita chuva atrapalha a agricultura?

As chuvas têm atrapalhado bastante a agricultura. O nosso trabalho é um processo que depende do tempo bom. Com essa chuva nós precisamos esperar o solo enxugar para poder entrar com o trator e preparar a terra para o nosso agricultor. Mas apesar do tempo estar assim, o agricultor, até o momento, não está sendo prejudicado em nada e também não perdeu nada, porque ele já conseguiu plantar o que precisava. Com a chuva de granizo, o plantio não foi atingido.  Até agora a maioria das plantações ainda estão baixas, então não foram prejudicadas. Estivemos visitando os bairros com a Defesa Civil e não teve prejuízo nenhum nestas áreas de plantio.

 

Tijucas teve, no passado, uma produção de fumo considerável. Como ela está hoje?

Eu me lembro que trabalhei nessa época do fumo. Antigamente, deveria ter em nosso município cerca de 178 estufas de fumo. Muitas famílias trabalhavam na cultura. Hoje, pelo que a gente sabe, existem entre quatro e seis famílias, no bairro Terra Nova e Oliveira, que ainda trabalham com fumo. Diminuiu consideravelmente, já que o fumo exige bastante mão de obra, por ser uma cultura muito manual. Hoje não se tem mais mão de obra necessária.

 

Quais as principais ações que a Secretaria desenvolve?

Esse ano nós conseguimos avançar bastante na agricultura em questão de implementos, equipamentos agrícolas. Conseguimos 11 implementos, inclusive um trator. É muito bom porque oferece uma melhor qualidade de trabalho pra o nosso agricultor. Com esses equipamentos a gente consegue atender desde a parte bruta que é arar, gradear a terra, prepará-la para nosso agricultor e em alguns momentos conseguimos até colher para ele. Esse ano chega também a internet rural. Através de uma concessão que foi feita, conseguimos que a internet e o telefone fixo cheguem em comunidades mais distantes, como Campo Novo, Terra Nova e a parte do Oliveira que ainda não tinha. Também é legal lembrar que é na Secretaria que é feito o CAR (Cadastramento Ambiental Rural), gratuitamente. O pessoal que tem propriedade rural ele é obrigado a fazer.  Então já convidamos quem tem propriedades rurais a fazerem o CAR. É só procurar a Secretaria.

Sobre a castração de animais, a Secretaria ajuda de alguma forma?

Qualquer pessoa do município que tem animal de pequeno porte pode nos procurar que realizamos a castração. Tem que entrar em contato com a Secretaria e fazer o agendamento. O procedimento é realizado pelo veterinário da Secretaria. Atendemos animais de grande porte nas localidades em que eles se encontram, caso ele esteja doente, por exemplo. Basta o proprietário ligar para a Secretaria e tentamos enviar o veterinário até lá. 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube