O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou, ontem, a operação “Corte Seguro” em 19 cidades de Santa Catarina. Tijucas fez parte da rota da operação policial, que investiga fraudes a seguradoras de veículos. Aqui, a ação aconteceu na Dinâmica. Foram presos preventivamente os irmãos Pedro e Lucas Furtado da Silva, proprietários da empresa.
A operação “Corte Seguro” é fruto de investigação iniciada há pouco mais de um ano pelo Gaeco de Joinville para apurar um esquema criminoso envolvendo várias etapas do chamado “golpe do seguro”. A ação foi deflagrada ao mesmo tempo nos três estados: Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.
O Gaeco de Joinville apurou que um grupo de aliciadores do Rio de Janeiro contatava proprietários de veículos segurados naquele estado, ou seus intermediários, e adquiria os veículos, que eram transportados para Santa Catarina. Aqui, os automóveis eram repassados para receptadores representantes de estabelecimentos comerciais, para que fossem desmontados, tivessem seus sinais identificadores adulterados e as suas peças fossem clandestinamente inseridas no mercado.
Depois que os veículos chegavam em Santa Catarina, os proprietários, objetivando o recebimento do seguro, faziam falsas comunicações de roubo, confeccionando boletins de ocorrência fraudados. Segundo o Gaeco de Joinville, o grupo formado por aliciadores, proprietários de veículos e seus representantes, transportadores, empresários e auxiliares do segmento de autopeças montou um esquema que envolveu a prática de diversos crimes: integração de organização criminosa, falsa comunicação de crime, furto, roubo, estelionato, receptação qualificada e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
|