Topo
TIJUCAS | Segunda Feira, 30 de Dezembro de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

24 de Setembro de 2015 - 09:21:17

No ritmo da saudade

Uma das paixões de Seu Alfredo é a banda marcial do Cruz e Sousa
 
 
No ritmo da saudade

Raio-X
Alfredo de Souza
Idade: 79 anos
Natural de Tijucas, Seu Alfredo mora na mesma casa desde que nasceu.
Ele sempre esteve envolvido nas questões da comunidade e
presenciou momentos importantes na história de Tijucas.
Comandou a fanfarra do Cruz e Sousa por 27 anos.
Também foi presidente e um dos incentivadores do Clube 13 de maio.

 

Cada vez que revira o baú de fotos antigas, seu Alfredo de Souza, 79 anos, fica nostálgico. Ele sente falta do tempo que chama de “anos dourados” de Tijucas. Mas a saudade maior é de uma grande paixão da sua vida: a banda marcial do Cruz e Sousa.

Seu Alfredo dedicou 27 anos da vida para comandar a fanfarra da escola. “É um orgulho para mim. Todos esperavam a banda passar”, recorda. O segredo do sucesso, segundo ele, é a disciplina com que comandava os alunos. “O ingrediente principal é a postura. Exigia ordem e os estudantes ficavam todos alinhados e bonitos”, lembra.

A disciplina para comandar a fanfarra com maestria, ele trouxe da experiência no exército. Era militar da reserva. “Sempre fui um apaixonado por música. Prestava atenção e tinha o sonho de um dia participar de uma banda marcial”, revela. Atualmente, ele está afastado há seis anos dos desfiles do sete de setembro, mas não descarta uma volta. Nunca é tarde para viver uma grande paixão.

Luta pelos direitos iguais

A música sempre esteve presente na vida de seu Alfredo. Além da fanfarra, adora dançar. Quando menino, espiava os tradicionais bailes do Tijucas Clube pelo lado de fora. “Negro não podia entrar”, lamenta. A primeira vez que pisou no clube foi a convite da então diretora do Cruz e Sousa, Leda Regina, a mesma que o convidou para comandar a fanfarra da escola.

Como, até então, não tinha vez dentro do Tijucas Clube, seu Alfredo foi um dos grandes entusiastas do clube 13 de maio, em Tijucas. “Era o local para a raça negra dançar. Fizemos bailes memoráveis lá. Dava gosto de ver”, afirma. Ainda hoje, seu Alfredo ajuda a diretoria e participa das ações do clube.

Beirando os 80 anos, e com uma saúde de ferro, seu Alfredo diz que o segredo para vitalidade é manter a cabeça ocupada. “Estou sempre em movimento. Caminho ou faço esteira todos os dias e me alimento bem. Enquanto tiver saúde quero me manter ocupado”.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo lança programação da nona edição do Festival do Camarão
Casal gaúcho doa sapatos e toucas para o Programa Criança Feliz de Tijucas
Porto Belo realiza Semana do Meio Ambiente com projeto de educação marinha
Secretaria de Educação de Canelinha e Polícia Militar realizam ação educativa pelo Maio Amarelo
Campanha de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes acontece em Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube