Albado José dos Santos
Idade: 40 anos
Albado está em Tijucas há 11 anos.
Desde então, ensina capoeira de forma voluntária a
crianças carentes do município.
Para ele, o esporte é uma paixão que vem de
infância e quer poder passar o conhecimento a diante.
No Carnaval, ele também samba pela Avenida Hercílio Luz.
Arte marcial, cultura popular e música. Estes são os ingredientes preferidos de Albado José dos Santos. Apaixonado por capoeira, ele pratica o esporte desde criança. Há 10 anos, ele ensina, de forma voluntária, o gingado da capoeira a crianças carentes.
Ado trabalha de segunda a sexta como vigia de um banco. Reserva os sábados pela manhã para ensinar a arte marcial, no grupo Ginga e Cultura. “Atualmente cerca de 40 crianças participam do projeto. Eu faço esse trabalho porque acho importante. Além da capoeira, ensinamos noções de cidadania e educação”, garante.
A capoeira foi desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos. Ela é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos. “Trabalhamos a coordenação motora e noções de defesa pessoal”, afirma. No início do mês, o Projeto Ginga e Cultura promoveu o 1º torneio de capoeira em Tijucas.
Além de mestre de capoeira nas horas vagas, Ado se dedica a outras questões da comunidade. Durante o Carnaval, mostra todo o samba no pé pela Avenida Hercílio Luz. “Sou da diretoria da escola de samba e gosto de estar sempre envolvido nas questões da comunidade”, conta. Natural de Santos, ele mora em Tijucas há 11 anos.
Quer aprender capoeira?
Segundo Albado,
meninas e meninos interessados
em aprender a capoeira,
são bem-vindos no grupo.
Basta ligar para (48) 8458.1855 e se inscrever.
|