Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

17 de Setembro de 2015 - 09:00:28

Cultura lista imóveis a serem tombados

Relatório com as 47 casas antigas apontadas pela secretaria será remetido ao Conselho Municipal de Cultura
 
 
Cultura lista imóveis a serem tombados

Tijucas é celeiro de edificações antigas e que, hoje misturadas a prédios mais contemporâneos, ainda teimam em contar um pouco do passado do município. Como uma forma de preservar estas construções, a secretaria municipal de Cultura preparou uma lista com 47 imóveis passíveis ao tombamento – ou seja, que possam ser considerados patrimônio histórico e cultural da cidade.

Na lista com as dezenas de edificações de Tijucas, estão prédios que abrigam instituições conhecidas – alguns deles tidos como cartões-postais: Lar Santa Maria da Paz, igreja matriz, capelas dos bairros Praça e Joaia, antiga fábrica Chaves, Instituto Mathilde Bayer, sedes da Câmara de Vereadores e da secretaria de Educação, entre outros.

De acordo com a secretária de Cultura, Cláudia Beatriz Venâncio, a lista com os 47 imóveis será encaminhada ao Conselho Municipal de Cultura para que sejam avaliadas as possibilidades, individualmente, do tombamento. “A gente fez em razão de resgatar e preservar a história do município. Agora, cabe ao Conselho analisar”, ressalta a secretária.

Pela lei 2228/2009, que trata da proteção do patrimônio histórico e cultural do município de Tijucas, os bens tombados deverão ser conservados e em nenhuma hipótese poderão ser demolidos, destruídos ou mutilados. Mesmo os prédios vizinhos ficam restritos à legislação: “sem prévia autorização, não poderá ser executada qualquer obra nas vizinhanças do imóvel tombado que lhes possa impedir ou reduzir a visibilidade ou ainda que, a juízo do Conselho Municipal de Cultura, não se harmoniza com o aspecto estético ou paisagístico do bem tombado”, determina. 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube