Desde 2010, a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Tijucas começou a fazer a “lista dos 40” – onde são apontados os 40 melhores jogadores do campeonato de futebol amador, escolhidos pelos presidentes dos clubes que compõem a série A. Nenhum time poderá ter, ano que vem, mais de quatro atletas que fazem parte da lista deste ano. A intenção é fazer com que a escolha sirva para garantir o equilíbrio na formação das equipes.
“O poder aquisitivo estava influenciando, porque quem tinha condições de oferecer vantagens para os atletas conseguia fortalecer seu time e enfraquecer os adversários”, comenta o superintendente adjunto da FME, Robson Varela. Ele acredita que a lista tenha conseguido dar o equilíbrio para diminuir as chances de que apenas uma equipe se destaque na competição. “Este ano, os quatro times que chegaram na semifinal tinham condições de ser campeão”, exemplifica. Prova disso é que o Renascença, que ficou com a taça, superou o AV 13 nos pênaltis, na semi, sem grandes vantagens.
Na lista dos 40, entraram os clubes que participarão da série A do ano que vem – portanto, foram incluídos os três times que subiram este ano (Casa Branca, Real Madrid e Destak) e ignorado o que caiu para a série B (Amigos). Os presidentes dos clubes votaram nos atletas que consideraram os melhores de cada time. Apenas Anjinho, do Destak, recebeu voto de todos os dirigentes. Ruy e Edison (AV 13), Guila (Real Madrid) e Galinha e Alemão (Casa Branca) só não foram votados por um dos presidentes.
|