Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

03 de Setembro de 2015 - 09:05:27

Segunda-feira é dia de pão com laranjinha

Em Tijucas e Porto Belo, o desfile acontece no dia 7 de setembro. Já em Canelinha, será no sábado à tarde
 
 
Segunda-feira é dia de pão com laranjinha

O sabor pode ser comum. Mas não após a longa caminhada. Tem gosto diferente, único. Gosto de infância – para os mais nostálgicos. Desfile cívico, em Tijucas, é sinônimo de “pão com laranjinha”. Há anos, este cardápio simples é servido ao final do evento de 7 de setembro para alunos e professores que participam da marcha que passa ao longo da rua Coronel Büchelle até a prefeitura.

“Pelos corredores já ouvimos as cantorias de ‘pão com laranjinha, pão com laranjinha!’. É uma tradição na cidade”, comenta a nutricionista da secretaria municipal de Educação, Graziely Motter. Ao final de cada desfile, alunos, professores e participantes das fanfarras, entram na prefeitura, passam pelos corredores do prédio e recebem o lanche.

A nutricionista não esconde o desejo de mudar o cardápio. No entanto, respeita o costume local. “Ideal seria servir frutas, mas iriam reclamar. Decidimos manter o mesmo lanche para manter a tradição”, salienta Graziely. Ela destaca que, de qualquer forma, o pão com laranjinha tem valor nutritivo. O carboidrato do pão e a proteína do queijo, por exemplo, ajudam a repor a energia após o exercício. “Algumas das crianças não tem nem café na hora de sair de casa. O trajeto é longo e cansativo, precisam do lanche”, ressalta a nutricionista.

EM TIJUCAS

Com o tema “Tecendo cidadania em diferentes linguagens”, o desfile está marcado para a segunda-feira, dia 7 de setembro, a partir das 8h. O ponto de partida será a Praça Nereu Ramos. Entre escolas e entidades, serão 28 participantes. A expectativa da organização é que cerca de 5 mil pessoas desfilem este ano.

EM PORTO BELO

O evento também acontece na segunda-feira. Com o tema “Linguagens de Porto Belo”, entidades e escolas se reúnem no centro da cidade, a partir das 14h, para o desfile cívico. As instituições participarão das homenagens, que percorrerão a avenida Governador Celso Ramos. A secretaria de Educação alertou que haverá transporte de ida e volta para os alunos que participarem do desfile.

EM CANELINHA

O tema deste ano será “Brasil, emoções o ano inteiro”. O tradicional desfile cívico de Canelinha, acontece no próximo sábado, a partir das 15h, na avenida Cantório Florentino da Silva, em um trecho de 1,5 quilômetros. Segundo a secretária de Educação, Maria Salete Montibeller, devem participar do ato cívico aproximadamente 2,5 mil estudantes da cidade, da rede pública (municipal e estadual) de ensino, além de uma escola particular.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube