O sabor pode ser comum. Mas não após a longa caminhada. Tem gosto diferente, único. Gosto de infância – para os mais nostálgicos. Desfile cívico, em Tijucas, é sinônimo de “pão com laranjinha”. Há anos, este cardápio simples é servido ao final do evento de 7 de setembro para alunos e professores que participam da marcha que passa ao longo da rua Coronel Büchelle até a prefeitura.
“Pelos corredores já ouvimos as cantorias de ‘pão com laranjinha, pão com laranjinha!’. É uma tradição na cidade”, comenta a nutricionista da secretaria municipal de Educação, Graziely Motter. Ao final de cada desfile, alunos, professores e participantes das fanfarras, entram na prefeitura, passam pelos corredores do prédio e recebem o lanche.
A nutricionista não esconde o desejo de mudar o cardápio. No entanto, respeita o costume local. “Ideal seria servir frutas, mas iriam reclamar. Decidimos manter o mesmo lanche para manter a tradição”, salienta Graziely. Ela destaca que, de qualquer forma, o pão com laranjinha tem valor nutritivo. O carboidrato do pão e a proteína do queijo, por exemplo, ajudam a repor a energia após o exercício. “Algumas das crianças não tem nem café na hora de sair de casa. O trajeto é longo e cansativo, precisam do lanche”, ressalta a nutricionista.
EM TIJUCAS
Com o tema “Tecendo cidadania em diferentes linguagens”, o desfile está marcado para a segunda-feira, dia 7 de setembro, a partir das 8h. O ponto de partida será a Praça Nereu Ramos. Entre escolas e entidades, serão 28 participantes. A expectativa da organização é que cerca de 5 mil pessoas desfilem este ano.
EM PORTO BELO
O evento também acontece na segunda-feira. Com o tema “Linguagens de Porto Belo”, entidades e escolas se reúnem no centro da cidade, a partir das 14h, para o desfile cívico. As instituições participarão das homenagens, que percorrerão a avenida Governador Celso Ramos. A secretaria de Educação alertou que haverá transporte de ida e volta para os alunos que participarem do desfile.
EM CANELINHA
O tema deste ano será “Brasil, emoções o ano inteiro”. O tradicional desfile cívico de Canelinha, acontece no próximo sábado, a partir das 15h, na avenida Cantório Florentino da Silva, em um trecho de 1,5 quilômetros. Segundo a secretária de Educação, Maria Salete Montibeller, devem participar do ato cívico aproximadamente 2,5 mil estudantes da cidade, da rede pública (municipal e estadual) de ensino, além de uma escola particular.
|