A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tijucas, que atende mais de 100 alunos na cidade, realiza a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento – que faz parte de um movimento em todo o país – começou no dia 21 e segue até amanhã. Hoje à tarde acontece o seminário “Inclusão se conquista com autonomia”.
Durante a sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira, representantes da Apae usaram a tribuna livre. Parte da fala foi ocupada, inclusive, por um dos alunos. “Nós quebramos a cara tentando fazer, mas nós conseguimos!”, afirmou Israel, que ainda discursou sobre as atividades feitas pela instituição. A presidente da Apae de Tijucas, Cláudia Raitz Büchele, também reforçou a importância do estímulo aos alunos. “Autonomia da pessoa com deficiência é possível!”, salientou.
PROGRAMAÇÃO
27/08 (quinta-feira)
8h às 11h40 - Manhã recreativa na Adec
14h as 17h - Seminário “Inclusão se Conquista com Autonomia”, no anfiteatro Leda Regina, para profissionais da Saúde e Educação do município. Palestrantes: psicóloga Cassiana Pirath, com o tema avaliação e diagnóstico de deficiência; fisioterapeuta Escarlat Primon, sobre o Projeto Prevenir, prevenindo a deficiência; e com a assessora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Janice Aparecida Steidel Krasniak, com o tema Políticas públicas da pessoa com deficiência no estado de SC.
28/08 (sexta-feira)
9h às 12h - Encerramento com distribuição de material de divulgação sobre deficiência, na avenida Hercílio Luz, em frente à Apae de Tijucas.
|