Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

27 de Agosto de 2015 - 08:42:50

“Os professores não podem reclamar de salário”

Secretária afirma que o município remunera os professores conforme o piso nacional
 
 

Dóris Helena Serpa Ferreira
55 anos
Carreira: Pedagoga com especialização
em Gestão Escolar. Foi professora e diretora
de escola em Porto Belo e Bombinhas.

 

A Secretaria de Educação de Porto Belo responde por oito escolas de educação infantil e sete unidades de ensino fundamental. Ao todo, são 3.280 alunos. A meta do município, segundo a secretária Dóris Helena Serpa Ferreira, é melhorar a estrutura física das unidades e também dar mais condições de trabalho aos professores.

Qual a principal dificuldade que você encontra hoje na secretaria?

As dificuldades são as mesmas que em qualquer serviço de ordem pública. Temos dificuldade em demandas das mais variadas, mas eu prefiro falar dos avanços que temos conseguido na Educação da cidade de Porto Belo. Sabe-se que dificuldades, crises e obstáculos são corriqueiros, não só na educação, mas também em qualquer setor. Mas desde que assumi, em 2013, temos conseguido muitos avanços.

Quais são esses avanços?

Todos os alunos recebem ao iniciar o ano letivo o material escolar, uniforme e eles tem merenda de qualidade. Os nossos professores receberam em janeiro a equiparação do piso salarial, eles tem formação continuada, em que são contemplados mensalmente com manhãs de estudos. Nós temos também a proposta de curricular para a cidade, trabalho que está acontecendo de forma voluntária com grupos de estudos, onde nos mergulhamos na construção dessa diretriz para a cidade. Nós temos obras acontecendo em todas as escolas. Priorizamos algumas reformas e temos também construções novas, como quadras poliesportivas. Temos um projeto já licitado para a construção da creche Augusto Bayer, que deve começar imediatamente.

Você falou na construção de uma nova creche. Hoje, há falta de vagas nas creches em Porto Belo?

Essa é uma situação que todo o Brasil vivencia. Aqui não é diferente. Nós temos alguma demanda reprimida, nós estamos trabalhando para superar. Mas, como é crescente a procura vinda de novas famílias para a cidade, isto é uma consequência. Nós procuramos atender. Ao final de cada ano supera-se essa lista de espera. Mas a cada semestre as coisas se acumulam neste sentido de termos que atender mais algumas crianças nas nossas creches. Na educação infantil isso é recorrente. Não é só Porto Belo, são todas as cidades.

A falta de professores também é outra reclamação recorrente. Como está a situação na cidade?

Não que seja propriamente a falta de professores. Nós temos seletivo, temos também um quantitativo de profissionais já da rede, efetivos nas unidades escolares. Hoje não temos problemas de falta de professores. O quadro está completo, tanto dos admitidos em caráter temporário, quanto aos efetivos.

A principal meta até o final do mandato?

Nós temos muitas metas. Algumas eu destaco. Nós queremos a melhoria de salário para os educadores, melhorar as condições de trabalho, a construção da nova proposta de educação, que fica como um marco. Também queremos restaurar, dentro das possibilidades, os espaços escolares. Fazer com que todos tenham igualdade perante à sociedade.

Até o final do mandato vocês conseguem esse aumento nos salários?

O salário já está sendo equiparado. O prefeito Evaldo é um dos poucos na região que já mantem o piso salarial nacional. Todos os anos ele vem repassando esse reajuste de acordo com o que é estabelecido no piso nacional. Então, na cidade de Porto Belo, os professores não podem reclamar de salário.

 

 

 

 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube