Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

27 de Agosto de 2015 - 08:40:25

MARCAS DA GUERRA: o passado que se faz presente

“Nós sofremos muito. Ficamos doente, passamos mal na viagem e nem sabíamos onde o navio ia nos levar”
 
 
MARCAS DA GUERRA: o passado que se faz presente

“Olhem os golfinhos!”, gritava alguém para as crianças que, em quase todo momento, passavam mal pelo balançar do navio em alto-mar. E eles iam admirar as peripécias dos animais na água azul. Era uma das distrações de quem acabara de fugir da terra-natal e não sabia onde o barco iria atracar. A única certeza das centenas de famílias é que não podiam continuar na Angola. A guerra estava apenas começando.

Era 1º de janeiro de 1976 quando os pais da pequena Rosária, na época com oito anos de idade, pegaram ela e o irmão e encararam uma viagem de 18 dias de navio. Precisavam fugir da Angola. A guerra tinha começado. “Nós sofremos muito. Ficamos doente, passamos mal na viagem e nem sabíamos onde o navio ia nos levar”, comenta a angolana Rosária João Lopes – uma ajudante de cozinha que, hoje aos 47 anos, vive em Tijucas.

Em 11 de setembro de 1975, a Angola conquistou a independência. Contudo, em seguida, grupos com visões políticas diferentes começaram, então, a Guerra Civil Angolana – que duraria até 2002. Foram mais de 300 mil mortes.

Rosária não entendia de política. Tinha pouca noção da transformação que acontecia no país. Pelas ruas de Benguela – capital de uma província do oeste – brincava com uma amiga. Foi a primeira da família a ouvir que a guerra iria começar. “Passou por nós um senhor anunciando no alto-falante. Dizia que, quem não tivesse a carteirinha vermelha, que era de quem pertencia à oposição, iria morrer. Corri para casa e contei para minha mãe, mas ela não acreditou”, recorda. Não demorou para que bombardeios na vizinhança confirmassem a história da menina. Apesar de terem a tal carteirinha vermelha, não estavam dispostos a continuar na zona de conflito. Precisavam fugir para qualquer lugar longe dali.

OS NAVIOS DE ANTUNES

A mãe de Rosária era dona de casa. O pai, pescador. E foi o patrão dele quem ofereceu para dezenas de famílias uma saída: deixou cinco navios à disposição para que pudessem fugir da Angola. “Antes de embarcar, estivemos no local onde os barcos estavam atracados. E tinha um soldado armado que nos dizia que, se a gente tentasse fugir, ele atiraria para afundar o navio”, conta. Mas na noite em que eles fugiram, o soldado não estava lá. “Ir embora era a melhor solução. Desde que começaram os bombardeios, tínhamos muito medo de morrer!”.

O dono dos navios, segundo Rosária, era um português. Seu Antunes. “Ele nos trouxe, vendeu os barcos, deu dinheiro para ajudar as famílias a comprarem suas casas e voltou para Portugal. Quando chegou lá, soubemos que morreu. Uma pessoa boa que cumpriu o seu papel aqui na terra”, acredita a angolana, que se diz eternamente grata ao homem que teria ajudado na fuga e na reconstrução da vida das famílias refugiadas no Brasil.

 

RECOMEÇO

A história ficou além-mar

“Ir embora era a melhor solução. Desde que começaram os bombardeios, tínhamos muito medo de morrer!”

O Brasil foi o destino, que para os refugiados era tido como incerto ao longo dos 18 dias de viagem. “Poderíamos ter morrido em alto-mar. Mas viemos cheios de esperança, mesmo sem saber onde o navio iria parar”, salienta Rosária. E foi em Santa Catarina que as embarcações que traziam os angolanos atracaram. Mais precisamente no porto de Itajaí. Por alguns dias, eles tiveram de permanecer embarcados, até que recebessem a autorização para entrar no país e recomeçar a vida longe de casa.

Muitos dos angolanos ainda moram em Itajaí. Rosária chegou a constituir família lá. Estudou até a sexta série primária e largou a escola para trabalhar. Precisava ajudar os pais. Depois de um tempo, casou. Teve quatro filhos – hoje já criados. Depois, sete netos. E junto com as alegrias das conquistas e realizações, vieram grandes perdas. Dois netos morreram ainda bebês. A mãe, lutou contra um câncer. Morreu há 10 anos. Três anos depois, o pai se foi. Sofreu um infarto e morreu nos braços de Rosária. “Eles foram tão guerreiros, lutaram tanto e acabaram assim”, diz, inconformada.

Foi depois de tantas perdas (e também do divórcio) que a angolana deixou Itajaí rumo a Tijucas. Tinha perdido muita gente e era aqui que o irmão morava. “Eu fiquei muito depressiva. Foi em Tijucas que consegui descobrir a paz que eu procurei por tanto tempo”, garante a ajudante de cozinha.

Rosária nunca mais pisou na Angola. Nem tem vontade. Tem notícias apenas no que é contado numa associação criada pelos refugiados, em Itajaí, que, inclusive, recebeu recentemente visita de representantes do Consulado, dispostos a ajudar caso queiram visitar o país. “Quem ficou por lá não gosta dos que fugiram. Não tenho notícias dos parentes porque, durante a guerra, cada um foi para um lado. Lá era lindo. Mas minha terra agora é aqui”, assegura, ainda que confesse um pouco de curiosidade em saber como o tempo agiu além-mar.

“Vira e mexe eu lembro dos golfinhos ao redor do navio. Do mar azul. Lindo!”, comenta, com os olhos cheios de lágrimas. Não de tristeza. E sim de saudade de uma viagem sofrida, mas na companhia dos pais e mergulhada na esperança de uma vida melhor. Contudo, a menina sonhadora ficou naquele navio, ainda acenando para os golfinhos. Ainda sem saber o destino.

 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube