Raio-X
Sérgio José Reis
Idade: 38 anos
Sérgio Reis nasceu em Canelinha e mora em Tijucas desde 2003.
O atleta já conquistou diversas medalhas, competindo em provas de longa distância em ciclismo.
Recentemente, ficou em primeiro lugar no Campeonato Brasileiro Máster.
Apesar de todo sucesso na carreira, já pensou em desistir do esporte.
“Não é fácil ser atleta no Brasil. Falta apoio e reconhecimento”, lamenta.
Além de ciclista, Sérgio trabalha como representante comercial.
O nome é de cantor famoso, mas o Sérgio Reis de Tijucas se destaca em outro ramo. Aos 38 anos, o representante comercial manda bem na bicicleta. Ele participa de diversas competições de ciclismo e neste mês conquistou o maior prêmio da carreira: o Campeonato Brasileiro Máster de Ciclismo.
Sérgio começou a pedalar aos 16 anos como brincadeira. Aos 18 participou da primeira competição. “A bicicleta é um esporte que eu gostava de praticar. Começou assim. Aos poucos fui pegando gosto, treinando sério e participando de competições”, conta. Durante a carreira, o atleta já subiu no pódio diversas vezes. “Fui três vezes vice-campeão brasileiro, fiquei outras três vezes em terceiro lugar. Já fui vice também em uma competição internacional no Uruguai”, conta.
Sérgio participa de competições de longa distância. Na prova que conquistou o título de melhor do Brasil, ele percorreu 97 quilômetros em 2h22min. Ele atribui a facilidade nas subidas como o seu diferencial. “Me dou bem nas inclinações e também consigo pedalar em velocidade nos quilômetros finais da prova”, afirma. Para conseguir fôlego e resistência física, o atleta treina diariamente. “Pedalo às 6h da manhã. Às vezes vou de Tijucas até Brusque, outras até Balneário Camboriú. A bike é um esporte muito gostoso. Nos exercitamos apreciando belas paisagens”, conta.
O ciclista representa a cidade de Itapema nas competições. “Lá recebo um auxílio para atletas. É caro se dedicar a um esporte”.
|