Nossa Senhora dos Navegantes é festejada há mais de 100 anos, em Tijucas. Padroeira dos pescadores, a santa dá nome à capela do bairro da Praça. Este ano, a organização da festa, que começa amanhã, espera que cerca de 3 mil pessoas circulem pela comunidade. “É uma celebração com característica bem familiar”, comenta um dos organizadores do evento, Luiz Antônio Maurício.
Pela tradição católica, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes é celebrada no dia 2 de fevereiro. Mas, em Tijucas, os festeiros costumam comemorar o dia da padroeira em agosto. A primeira festa realizada por aqui para a santa que protege os pescadores foi em fevereiro de 1900. E não foi na comunidade da Praça. A celebração aconteceu numa capelinha antiga que ficava na praça 4 de maio (hoje Getúlio Vargas), em frente da Rádio Vale, no centro da cidade.
Tão tradicional quanto a festa, eram as procissões pelo rio Tijucas – em que um barco carregava a imagem da padroeira, enquanto era seguido por outras embarcações enfileiradas ao longo do percurso. No entanto, este ano, a procissão foi suspensa. De acordo com Totonho, um dos fatores foi o incidente que aconteceu ano passado, quando parte de um trapiche cedeu e fiéis caíram no rio.
Além disto, a Capitania dos Portos teria feito exigências e que a organização do evento não conseguiria garantir o cumprimento. “Por uma questão de segurança, resolvemos cancelar”, explicou. Mesmo assim, haverá a benção das embarcações. Após a missa de domingo de manhã, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes será conduzida, numa caminhada, até a margem do rio – na altura da Colônia de Pescadores.
Programação da festa
14/08 (sexta-feira)
20h – missa com benção da saúde
(depois, bingo no pavilhão)
15/08 (sábado)
19h30 – missa
(depois, jantar festivo)
22h – baile com Alciney e Sandro
16/08 (domingo)
10h30 – missa dos festeiros
(depois, procissão com benção dos barcos)
12h – almoço festivo
14h – tarde dançante com Alciney e Sandro
|