Na madrugada da terça-feira (27), as comunidades de Alamandas e Jardim Progresso, no bairro Areias, foram alvo de uma importante ação coordenada entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas.
Por volta das 5h, a aplicação de Ultra Baixo Volume Pesado, conhecido como “fumacê”, foi realizada nessas áreas, visando eliminar o mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, reduzir os casos de dengue na região.
A operação foi acompanhada de perto pela equipe da Vigilância em Saúde de Tijucas, garantindo a eficácia e segurança do procedimento. “O fumacê é uma técnica reconhecida no combate ao vetor da dengue, atingindo áreas de difícil acesso e contribuindo para a interrupção do ciclo de transmissão do vírus”, comenta a coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, Idarleni Daroci.
Apoio da comunidade
Apesar da ação pontual, a conscientização e a adoção de medidas preventivas por parte da comunidade são fundamentais para evitar novos casos da doença. A população de Areias, assim como de todo o município de Tijucas, é incentivada a manter os cuidados necessários, em especial, o de eliminar recipientes que acumulem água parada e fazer uso constante de repelentes.
|