Um trecho de aproximadamente 35 quilômetros de acostamento da BR-101 entre as cidades de Itapema e Itajaí, no Litoral Norte catarinense, será liberado como terceira faixa para veículos leves em caráter experimental entre os dias 15 e 17 de dezembro. A medida busca avaliar o impacto no trânsito na região, que registra trânsito intenso constantemente, especialmente na temporada de verão. Se houver uma redução nos congestionamentos, a alteração poderá ser implementada do fim de dezembro ao fim de março.
A liberação é uma solicitação da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), acatada pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A operação de sinalização será executada pela concessionária Arteris Litoral Sul.
O teste da terceira faixa abrangerá dois trechos no sentido Norte da rodovia (Florianópolis - Curitiba): do km 151,5 ao km 142,2 em Itapema e do km 139,6 em Balneário Camboriú ao km 114,1 em Itajaí. A liberação irá ocorrer diariamente, das 14h às 22h.
De acordo com a AMFRI, se tudo correr bem durante o período de observação, a ideia é que o acostamento se torne uma terceira faixa desde a entrada do município de Porto Belo até a divisa entre Balneário Piçarras e Barra Velha, em ambos os sentidos, Norte-Sul e Sul-Norte.
"Esses testes são necessários para ver como se comporta a liberação, pois envolvem investimentos de quase 12 milhões de reais, placas horizontais e verticais por 120 km (60 km Norte/Sul e 60 km Sul/Norte), além de uma camada de asfalto no pavimento dos acostamentos", explica a AMFRI.
A proposta faz parte de uma série de medidas descritas no projeto para resolver de forma definitiva os problemas de mobilidade no trajeto entre Balneário Piçarras e Porto Belo.
“Esse teste trará com certeza um resultado positivo e isso um passo importante para o desenvolvimento da nossa região. Essa medida é paliativa, mas já ajudará muito o trânsito nesse trajeto e servira como um salto para que as próximas medidas também sejam aprovadas”, complementou o prefeito de Navegantes, Libardoni Fronza.
|