As atividades do Projeto Vida na Praia retornam ao litoral catarinense a partir deste sábado, (9), às 14h, em dois pontos da cidade. Esta é a 12ª edição da iniciativa que promove a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em cadeiras anfíbias adaptadas, e é realizada pela Associação das Pessoas com Deficiência para a Inclusão (ADI) em parceria com a Prefeitura de Itapema (SC).
Durante os próximos meses equipes e voluntários estarão na Avenida Beira Mar, ao lado do Rancho do Pescador (Centro) e na rua 217 no Calçadão (Meia Praia), sempre aos sábados, domingos e feriados. O município de Itapema foi o primeiro de Santa Catarina a desenvolver o projeto que já atendeu quase 3 mil pessoas, atrai turistas e inspira o país inteiro. O objetivo é possibilitar banho de mar e momentos inesquecíveis de forma gratuita.
As cadeiras foram projetadas com segurança e possuem adaptações para não deslizar na areia, nem afundar na água, garantindo diversão e acessibilidade para adultos e crianças. O lançamento desta temporada do Projeto Vida na Praia vai incluir também a integração com outros projetos para pessoas com deficiência que acontecem na cidade, a exemplo do Admiráveis Famílias (ADI).
A Associação das Pessoas com Deficiência para a Inclusão (ADI) foi fundada em 2010 e possui como lema “ressignificar e transformar vidas”, promovendo inclusão social, projetos educativos, defesa de direitos dos cidadãos e integração comunitária de PCD’s e seus familiares com acesso à cidade. Neste sábado, a abertura oficial da temporada 2023/2024 acontece no ponto da Meia Praia.
“O Projeto Vida na Praia é uma das maiores ações de inclusão no período de temporada de verão. A ADI é protagonista em Santa Catarina com este projeto e se prepara para sua maior edição. Esperamos o engajamento de muitas pessoas da cidade e de todo o país que escolhem Itapema como destino no verão, muitas inclusive por conta desse projeto”, afirma Joel Eyroff, presidente da ADI.
|