Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 09 de Maio de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

20 de Junho de 2023 - 16:49:51

Tijucas celebra 163 anos de história na próxima terça-feira

Mais de um século e meio de emancipação político-administrativa e 493 anos desde a chegada de Sebastião Caboto por aqui
 
 
Tijucas celebra 163 anos de história na próxima terça-feira

No dia 13 será oferecido gratuitamente o tradicional pirão com linguiça e o peixe frito com pirão 

 

Construções antigas que se mantem de pé, contam parte da história de Tijucas, que no próximo dia 13 de junho completará 163 anos de emancipação político-administrativa. Mas, antes mesmo desse período, a cidade já tinha sido descoberta por colonizadores europeus. Uma trajetória que se confunde com a do Brasil e começa lá no século 16.  

Sebastião Caboto chegou aqui em 1530. Antes, aportou na Ilha de Santa Catarina, fez contato com os espanhóis e com os índios que lá viviam. Na volta, Caboto passou por aqui. Ao chegar no canal do rio, deu o nome de Porto de São Sebastião, em homenagem ao santo – que ainda hoje é padroeiro da cidade. Era prática comum entre os navegadores da época batizarem as descobertas com o nome do santo do dia. Era 19 de janeiro quando Caboto passou por aqui.  

Os primeiros moradores do local em que a cidade foi erguida foram os índios carijós, que faziam parte de uma subdivisão da tribo tupi-guarani. Teriam sido eles os responsáveis pelo nome da cidade. Tijucas é uma adaptação do termo “Tiyuca” – que era usado para denominar a lama escura das margens da foz do rio. Depois o nome foi aportuguesado pelos açorianos, no século 19.  

 

VINDA DOS EUROPEUS

Em 1746, Portugal resolveu enviar habitantes da ilha de Açores para povoar os territórios do sul brasileiro. Queriam impedir o avanço dos espanhóis que começavam a se apoderar de terras pela Ilha de Santa Catarina. Os imigrantes se estabeleceram onde hoje é o bairro Praça. Ergueram pequenas casas rústicas de madeira e sobreviviam da pesca.  

 

A EMANCIPAÇÃO

Tijucas pertencia a Porto Belo. Mas caminhava para virar independente num processo de desmembramento que, na época, estava sendo comum nos territórios do nosso litoral. Em 1848, foi criada a Freguesia e Paróquia de São Sebastião de Tijucas. Em 1859, foi elevada à categoria de vila (que corresponde ao município), se emancipando de Porto Belo. A instalação só foi efetivada em 13 de junho de 1860 – 163 anos atrás. 

 

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Em uma coletiva de imprensa foram revelados os detalhes da programação de aniversário de 163 anos de emancipação político-administrativa de Tijucas. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, em forma de um “Café com a Imprensa”.  

“Queremos contar com o apoio de vocês na divulgação da programação e no convite a todo o nosso povo para prestigiarem as atividades em homenagem ao mês de aniversário de Tijucas. Teremos um bonito espetáculo no dia 12, com a Camerata Florianópolis e depois, Alciney e Sandro. Eles e demais artistas de nossa terra estarão na nossa programação”, disse. 

Em seguida ele destacou a programação do dia 13, feriado municipal, quando será oferecido gratuitamente o tradicional pirão com linguiça e o peixe frito com pirão. “Além dessa boa culinária, típica, teremos ainda diversas atrações musicais e o corte do bolo. Tudo de forma gratuita para a comunidade”, convidou o prefeito.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Bombeiro Militar catarinense reforça equipes no RS com cães e profissionais especializados em resgates em áreas de desli ...
Campanha de Vacinação está sendo realizada nas escolas de Tijucas
Músico ministra oficina de percussão para teatro em Canelinha na próxima semana
Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube