“Na verdade, eles abusaram da nossa confiança”, alegou o pároco de Tijucas
Nos últimos dias, repercutiu nas redes sociais e em rodas de conversa na cidade um possível encerramento das atividades do Esporte Clube Renascença, em virtude de uma decisão judicial que determinou a saída da agremiação do Estádio Manoel Franco de Camargo, no bairro Praça. A sentença confirmou que o terreno em que fica o campo é de propriedade da Mitra (Igreja Católica), que, portanto, tem o direito de decidir o que pretende fazer naquele espaço.
A decisão foi dada no âmbito de um processo iniciado por iniciativa da então diretoria do clube, em 2013, pleiteando a usucapião da área. Em entrevista ao Portal VipSocial, o padre Elizandro Scarsi explicou a situação. “Eu, como representante da Paróquia, juntamente com o jurídico fui intimado referente a essa ação. O processo correu e a justiça deu a favor da Mitra”, relata.
Na entrevista, o pároco argumenta que nunca houve, por parte da Paróquia, a intenção de retirar o clube do espaço e nem dar qualquer outra destinação ao terreno. Se a diretoria não houvesse iniciado a ação, portanto, o estádio poderia seguir sendo utilizado como ocorre há décadas. “Na verdade, eles abusaram da nossa confiança”, ponderou o padre.
Após a decisão, muitas pessoas lamentaram o possível fechamento do estádio e o encerramento das atividades do Renascença, tradicional clube da cidade, fundado em 1966. A atual diretoria, no entanto, não trabalha com esta possibilidade e em comunicado nas redes sociais afirmou: “estamos buscando a melhor solução para ambas as partes, com calma e diálogo tudo se resolve. Em breve iremos nos reunir com representantes da Igreja para, com certeza, acharmos uma solução”.
PARTICIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
Nesta quinta-feira (13), o vereador Cláudio do Jornal (PDT) esteve reunido com representante da Capela Nossa Senhora dos Navegantes para entender a situação e buscar alternativas. O parlamentar protocolou Indicação em que solicita que a Administração Municipal atue para desembaraçar o caso junto à Paróquia São Sebastião.
Como possibilidade, o vereador sugere que seja feita uma cessão de uso do espaço da Igreja para o Município, sob responsabilidade da Fundação Municipal de Esportes (FME), que então poderia permitir a manutenção do uso do campo pelo clube e pela comunidade do bairro da Praça.
O Departamento Técnico da Fundação Municipal de Esportes - FME informa que as partidas envolvendo a equipe do Cervejão, que tinha o mando de campo no estádio Manoel Franco de Camargo, ficam alteradas para o estádio Iranildo Guilhermino Raulino, no bairro Areias, seguindo a mesma data e horário, válido pela série A do Campeonato Municipal de Futebol Amador. Já os jogos do Beira Rio, que disputa a série B, ficam alteradas para o estádio Arthur Tomazoni, no bairro Santa Luzia e, estádio Alexandre Ternes Neto, no bairro Joáia, nas datas e horários já previstos na tabela da competição.
|