A Campanha de Vacinação contra a Influenza começou na última segunda-feira (10) em Tijucas e se estende até o dia 31 de maio. Inicialmente, a secretaria municipal de Saúde irá contemplar como público-alvo: crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto); pessoas com 60 anos ou mais; profissionais de saúde; indígenas; força de segurança e salvamento e pessoas com comorbidades.
Responsáveis por pacientes acamados e domiciliados devem procurar a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para agendar o procedimento. A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
A aplicação da vacina contra a Influenza será feita na sala de vacinação do Centro de Especialidades Orlando Barreto (Centro) e das unidades básicas de Saúde da Joáia, Praça e Areias, conforme o horário de funcionamento da sala de vacina.
São considerados trabalhadores da saúde aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras.
Para fins de comprovação, os trabalhadores de saúde devem levar comprovante de vínculo, assim como os profissionais de segurança. As pessoas com comorbidades também devem levar uma comprovação da sua doença.
Serão imunizadas as pessoas com as seguintes enfermidades:
- Doença respiratória crônica;
- Doença cardíaca crônica;
- Doença hepática crônica;
- Doença neurológica crônica;
- Portadores de trissomias.