Na última quarta-feira, atleta faleceu enquanto disputava partida válida pelas Olimpíadas Tijuquense
A semana foi marcada pela consternação da população de Tijucas com a morte do atleta Carlos Eduardo Santana, 31 anos, após sofrer um mal súbito durante uma partida válida pelo torneio de futsal das Olimpíadas Tijuquense nesta quarta-feira (08). Pensando em evitar que acontecimentos trágicos como este se repitam, os vereadores Cláudio Eduardo de Souza, o Cláudio do Jornal (PDT), e Mauricio Poli (PSB), presidente do Poder Legislativo, protocolaram, nesta quinta-feira (09), um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de ambulância e profissional de saúde qualificado em eventos esportivos amadores promovidos pela Administração Municipal.
Tendo em vista a ampla gama de competições esportivas promovidas na cidade de Tijucas, muitos deles com tradição considerável e que atrai público significativo, é grande a quantidade de atletas e de público que se envolvem neste tipo de evento. Assim, a possiblidade de ocorrência de lesões, mal-estares e, no pior dos casos, mal súbitos como o registrado com o atleta do bairro Areias que, infelizmente, teve a morte confirmada por volta das 23h no Hospital São José após ser socorrido ainda em quadra pelos bombeiros.
“Um evento da grandeza das Olimpíadas, que envolve centenas de atletas e atrai centenas de pessoas para prestigiar as partidas, precisa ter o mínimo para garantir a segurança dos atletas e do público: profissional de saúde e ambulância disponíveis. Nossa proposta é de que todas as competições de agora em diante contem com essa estrutura. O município possui equipamentos, ambulâncias e pessoal capacitado para exercer essa tarefa, basta organizarmos esses recursos”, salienta o vereador Cláudio do Jornal.
A intenção é que a tramitação do projeto nas comissões do Poder Legislativo e também a sua apreciação pelos demais parlamentares aconteça com celeridade e que, então, o Poder Executivo coloque a determinação em vigor imediatamente.
NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO...
Minha solidariedade aos familiares e amigos do atleta CARLOS EDUARDO SANTANA, que faleceu enquanto representava o bairro Areias nas Olimpíadas Tijuquense, na noite de ontem (8), numa partida de futsal. Não há como mensurar a dor desta perda, apenas pedir a Deus que o receba e conforte o coração dos que sofrem por sua partida inesperada.
E não há como não repudiar o fato de um evento da grandeza das Olimpíadas, que envolve centenas de atletas e atrai centenas de pessoas para prestigiar as partidas, não tenha o mínimo para garantir a segurança dos atletas e do público: profissional de saúde e ambulância disponíveis.
Discussão que sempre apareceu em casos de lesões de atletas, quando era preciso apelar para o SAMU ou Corpo de Bombeiros pela ausência de ambulância nas partidas. E após a discussão, era disponibilizado. Para que sempre esperar acontecer o pior para depois agir? Não é sobre encontrar culpados. É sobre lutar para que tragédias sejam evitadas, mesmo sabendo que há casos em que seja inevitável.
Não apenas para as Olimpíadas. Com a movimentação do nosso Campeonato Municipal de Futebol Amador, como ficará? E as tantas competições esportivas, inclusive muitas delas que envolvem crianças e adolescentes? A hora de agir é agora! E nós precisamos exigir que isto aconteça: alguém com noções mínimas de primeiros socorros e ambulância à disposição no ginásio, estádios ou quadras. PARA JÁ!
Por hoje, nosso ESPORTE está de LUTO.
... de um jornalista que acompanha os eventos esportivos da cidade; de um vereador que luta pelo desenvolvimento do nosso esporte; e, acima de tudo, de um ATLETA AMADOR que há anos participa das competições daqui.
|