Na média dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o estado alcançou o primeiro lugar
O Brasil vai necessitar de um longo período para se recuperar do desastre provocado pela crise sanitária nas diversas etapas educacionais. Todos os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 sofreram queda em relação ao Índice de 2019. A proficiência média em Língua Portuguesa, por exemplo, caiu de 750 pontos para 725,5. É o que apontam os resultados divulgados recentemente pelo Ministério da Educação.
Nesta última edição do Ideb, Santa Catarina aparece como um dos estados com maior destaque. Alcançou o primeiro lugar em seis das 10 avaliações feitas com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
O principal indicador para o Ideb é o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), medido por meio de provas com questões de Português e Matemática. No 9º ano, há também questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Uma das novidades desta edição foi a avaliação dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, etapa de alfabetização das crianças. Nesse estágio, Santa Catarina alcançou o primeiro lugar tanto na prova de Português (752,3 pontos) quanto na de Matemática (761,8). A pior pontuação ficou com os estudantes do Acre (694, 4 na avaliação de Língua Portuguesa) e dos alunos de Sergipe (715,7 em Matemática).
Na avaliação dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, Santa Catarina ficou em segundo lugar em Língua Portuguesa (225,5 pontos) e em Matemática (234,9) perdendo apenas para o Distrito Federal, que pontuou (228,3 e 236,6 respectivamente em Língua Portuguesa e Matemática) Na média dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o estado alcançou o primeiro lugar no Ideb de 2021, com o índice de 6,5.
Nas avaliações feitas com os alunos do nono ano do Ensino Fundamental, Santa Catarina ficou em primeiro lugar em todas as provas. Além de liderar os resultados nas tradicionais avaliações de Português (268,4) e Matemática (270,5), o Estado também teve a maior nota em Ciências Humanas (254,8) e Ciências da Natureza (264,1). No indicador geral do Ideb, no Ensino Fundamental, o Estado teve o índice de 5,3, alcançando o quarto lugar entre os 27 entes federados.
As notas das avaliações dos estudantes do Ensino Médio de Santa Catarina também ficaram entre as melhores do país. Em Matemática, o Estado subiu do sexto lugar em 2019 para o terceiro lugar em 2021. Já na prova de Língua Portuguesa, avançou do oitavo lugar em 2019 para o quarto lugar em 2021.
O Ideb de Santa Catarina no Ensino Médio foi de 3,9, apesar do resultado das provas ter sido um dos melhores do país. Isso porque o Estado não seguiu a prática da aprovação automática dos alunos, seguida pela maioria dos Estados. O percentual de aprovação pesa na formação do Ideb. No indicador geral do Ideb, o Estado teve o índice de 5,3, alcançando o quarto lugar entre todos os Estados.
|