Ações acontecerão na praia central, no Caixa D'Aço e no Rio Perequê
No mês em que se comemora o Dia Mundial da Limpeza, o projeto Limpeza dos Mares, como um expoente deste movimento que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo, também integra as ações. No próximo sábado (10), ocorre uma etapa inédita, contemplando três lugares de Porto Belo simultaneamente: a praia central, o Caixa D'Aço e o Rio Perequê.
“Na história do projeto foram recolhidas 123,7 toneladas de resíduos do fundo do mar, encostas, lagos, rios e represas de Santa Catarina. Uma triste marca”, afirma Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Associação Náutica Brasileira (Acatmar), entidade organizadora. A boa notícia é que o trabalho de conscientização tem dado resultado, tanto que, ao voltarmos a regiões onde já ocorreram edições anteriores, temos percebido uma diminuição do volume de descartes indevidos.
O prefeito de Porto Belo, Joel Lucinda, é mergulhador profissional e já participou de outras edições. Para ele, o projeto é fundamental para a proteção dos oceanos e, consequentemente, do meio ambiente em geral. "Também é um importante exercício de conscientização. Quando mergulhamos, temos a ideia da quantidade de lixo que podemos encontrar no mar e seus efeitos maléficos”, destaca.
Segundo Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de Marketing do Fort Atacadista, patrocinador e mantenedor do projeto. "É uma região encantadora e muito importante para nós, afinal, já fazemos parte da comunidade há cinco anos, com uma grande unidade e um Centro de Distribuição”, destaca Gustavo. Ainda completa que neste ano, em que o Grupo Pereira comemora 60 anos, queremos estar ainda mais presentes, participando ativamente e engajando os nossos colaboradores.
O Projeto Limpeza dos Mares é uma realização da Acatmar, Mundo Mar, Escola de Mergulho Acquanauta Floripa e conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista, além do apoio de várias outras entidades.
|