No ano passado, a campanha ficou longe de bater a meta estipulada pelo governo
Tiveram início duas campanhas nacionais de vacinação – uma contra a Poliomielite com foco em crianças menores de 5 anos e outra para atualizar a caderneta vacinal dos menores de 15 contra diversas doenças. A ação é coordenada pelo Ministério da Saúde e realizada pelas secretarias de Saúde dos municípios. De acordo com o órgão, as campanhas vão até 9 de setembro, sendo 20 de agosto o “Dia D” de divulgação e mobilização nacional.
A campanha visa melhorar os indicadores de imunização infantil no Brasil, que estão em queda desde 2015. A doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa.
No ano passado, a campanha ficou longe de bater a meta estipulada pelo governo, com cobertura de apenas 69,9% do público-alvo. A meta deste ano é vacinar 95% das crianças de 1 a 4 anos de idade contra a poliomielite. O público é formado por 14,3 milhões de pessoas.
ATUALIZAÇÃO DE CADERNETAS
Além da ação contra poliomielite, também será realizada a atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos que têm o cartão incompleto ou nunca foram imunizados. As vacinas que estarão disponíveis são contra a hepatite, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, difteria, meningite, entre outras.
“Verifique o horário de funcionamento da UBS para saber o melhor momento para levar seu filho para receber a vacina e atualizar a caderneta. Lembrando que no sábado, dia 20 de agosto, estaremos de plantão para atender a todos: das 8h às 17h”, afirma Idarleni Daroci, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tijucas.
Durante toda a campanha, as doses das vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, que possuem sala de vacina, são elas:
- Renoldo João Rosa (Joáia)
- José Manoel Reis (Areias)
- Centro de Especialidades Orlando Barreto (Centro)
|