A torcida do Renascença foi a que, mais vezes, gritou “é campeão!” no Campeonato Municipal de Futebol Amador de Tijucas. O time da Praça levou oito vezes o título. No entanto, a última vez foi há 11 anos. Por outro lado, o União, com três troféus erguidos na competição, comemorou a conquista há menos tempo, em 2012. Agora as duas equipes que fizeram as melhores campanhas na competição, este ano, se enfrentam. Quem leva a melhor?
O primeiro confronto da final deveria ter acontecido no último sábado à tarde. No entanto, foi adiado para o próximo sábado, às 15h. O motivo foram as condições do gramado do estádio Cornélio Martins, que, de acordo com a Fundação Municipal de Esportes (FME), iria atrapalhar a qualidade técnica da partida. O campo estaria muito prejudicado pela chuvarada da semana.
Para chegar à disputa da taça da série A do Municipal, as duas equipes tiveram trajetórias semelhantes. O Renascença fez um primeiro turno impecável e ficou com o troféu de campeão da primeira fase da competição. Por outro lado, foi o União quem se destacou no returno e ficou com a taça. Depois, as equipes fizeram semifinais cheias de emoção e rivalidade – com placares apertados. O time da Praça eliminou o atual campeão, AV 13, nos pênaltis. O União, desclassificou o Itinga por um gol de diferença.
Como o Renascença foi o que mais somou pontos na classificação geral, conquistou o direito de levar para casa – o estádio Manoel Franco de Camargo – a última partida da final. Por isso, no próximo sábado, os primeiros 90 minutos da finalíssima serão disputados na casa do União, no Porto da Itinga.
|