Topo
TIJUCAS | Terça Feira, 16 de Agosto de 2022
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

29 de Julho de 2022 - 13:12:34

Artista de rua viraliza nas redes sociais como palhaço Grapixo

Em menos de dois meses, Grapixo viu suas plataformas digitais saltarem de 2 mil para 180 mil seguidores, chegando a mais de 10 milhões de visualizações no TikTok
 
 
Artista de rua viraliza nas redes sociais como palhaço Grapixo

O segredo do artista é levar alegria, gentileza e generosidade às pessoas 

 

De Canelinha para o mundo. O palhaço Grapixo está sorrindo à toa e não é por acaso, o artista viralizou no TikTok em junho, onde suas publicações já atingiram mais de 10 milhões de visualizações, e mais de 160 mil seguidores. Nesta semana foi a vez do Instagram do palhaço bombar, saindo de 2 mil seguidores para 27 mil, em menos de dois dias, e um dos posts já está com mais de 3 milhões de visualizações. Qual o segredo do sucesso do artista de rua? Levar alegria, gentileza e generosidade às pessoas; características bem conhecidas e inerentes à Luca Tuã, da Cia Circo-Íris, artista que dá vida ao Grapixo (ou quem sabe, por assim dizer, que Grapixo é que dá vida ao Luca). Em menos de dois meses, Grapixo (@grap1xo) soma mais de 180 mil seguidores em suas redes sociais. 

“O carinho que tenho recebido das pessoas é muito gratificante e é bem maior agora que consigo acessar elas na rua e também virtualmente pelas redes”, afirma Luca Tuã. “Aconteceu algumas vezes de eu estar na rua, em diferentes cidades, fazendo meu trabalho e transmitindo em live no TikTok  e pessoas que estavam assistindo reconhecerem o local e virem ao meu encontro presencialmente. Essa potência do virtual se conectando com o presencial é uma das coisas mais incríveis que tenho vivido!”, celebra o artista. 

Para Rafaela Catarina, sócia, parceira e produtora de Luca Tuã, o  êxito do Grapixo vem de encontro com as escolhas da dupla de tempos atrás. “Durante os sete anos da Companhia Circo-íris nós nos dedicamos à arte de rua como uma escolha ética e estética. É muito potente fazer esse diálogo com um público tão amplo, quanto o que o Grapixo tem alcançado nas suas redes. Certamente é uma maneira de diminuir o preconceito que ainda existe com os artistas de rua”, explica Rafaela. 

 

GRAPIXO, COMO SURGIU?

Em 2015, Luca decidiu mudar de vida, saiu de um trabalho com carteira assinada e entrou na Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica, em Florianópolis, depois que se formou fundou junto com Rafaela Catarina a Cia Circo-íris e, desde então, reconhece na rua o principal espaço para o exercício da palhaçaria. Grapixo é um nome inspirado na arte de rua, que é junção entre o Grafite e o Pixo, que foram as portas de entrada de Luca Tuã para o mundo das artes. 

Em 2022, a Cia Circo-íris foi contemplada pelo edital Aldir Blanc estadual com o projeto “Arte de Rua é Legal”, onde Luca Tuã pode se preparar para retomar para as ruas depois de passar dois anos de pandemia afastado dela. “Fazia parte da prestação de contas deste edital enviar um vídeo de 30 minutos contando como o projeto foi executado, então registramos ensaios e as primeiras   saídas de retomada das ruas do Grapixo. Essa pesquisa, entre estar na rua e registrar isso de maneira audiovisual, gerou além do material inicial para vídeos curtos o interesse em continuar produzindo conteúdo”, comenta Rafaela Catarina.  

“O projeto acabou em abril deste ano e em maio iniciamos a postagem de conteúdos no TikTok por ser uma plataforma específica para vídeos. Em junho, o primeiro vídeo do Grapixo  repercutiu nesta rede e alcançou a marca de 2 milhões de visualizações. No dia 2 de julho, Luca Tuã começou a ocupar também o Instagram para compartilhar conteúdos do Grapixo, em uma semana um dos seus vídeos atingiu 3 milhões de visualizações. 

 

VIVER DE ARTE DE RUA

“Viver de arte de rua é viver do encontro, com a cidade, com as pessoas e os animais que vivem e transitam nela e das possibilidades imprevisíveis que podem acontecer a partir desses encontros. É conquistar o pão de cada dia a partir da generosidade das pessoas e isso é, de alguma forma, viver renovando a esperança na humanidade todos os dias, mesmo em lugares tão hostis como o trânsito. A arte de rua humaniza as relações”, diz Luca Tuã. A companhia circense fundada por Luca Tuã e Rafaela Kinas tem sede em Canelinha desde 2016 e o trabalho pode ser acompanhado pelo Instagram e TikTok @grap1xo e pela @ciacircoiris

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Estado libera doses de vacina para crianças a partir de 3 anos
FME realiza jogos de férias com atletas das escolinhas esportivas
Lançada campanha Amigo Sangue Bom para incentivar doação
Horta ecológica da Escola Santa Terezinha recebe doação
Vereador pede treinamento de primeiros socorros nas escolas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube