Estado solicitou ao Ministério da Saúde mais doses para atendimento deste grupo
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), passou a recomendar a partir desta semana, a aplicação da dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos. A diretriz está disponível na Nota Técnica nº35/2022.
Os municípios catarinenses foram orientados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) por meio do Ofício Circular nº 061 que, se tiverem doses disponíveis em estoque, já podem iniciar a vacinação com dose de reforço desse público.
Além disso, foi solicitado ao Ministério da Saúde mais doses para atendimento deste grupo, considerando que a última remessa da Pfizer enviada para o estado era para segunda dose (D2), para conclusão dos esquemas iniciados anteriormente.
A dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. Se houver indisponibilidade da vacina, a Coronavac pode ser usada. Os dois imunizantes são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.
|