Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

06 de Junho de 2022 - 00:51:06

Escola daqui se destaca nos festivais de dança catarinense

Com dois anos de funcionamento em Tijucas, o Studio de Dança Eumária Lisboa vem colecionando participações e conquistas em importantes eventos do Estado
 
 
Escola daqui se destaca nos festivais de dança catarinense

Este será o segundo ano consecutivo que o Studio participará do Festival de Dança de Joinville

 

No último mês de março, o Studio de Dança Eumária Lisboa completou dois anos de funcionamento em Tijucas. Nesse curto período, vem colecionando participações e conquistas em importantes festivais e mostras de dança, superando as dificuldades impostas pela pandemia que se abateu sobre o Brasil poucos dias depois de o espaço abrir as portas.

Logo nos primeiros dois anos, algumas coreografias do estúdio passaram pelo Fendafor, festival realizado no Ceará, pela Mostra de Dança Mery Rosa e pelo Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do mundo pelo Guiness Book, desde 2005, alcançando premiações em todos os eventos. “É muito importante eles participarem dessas mostras e competições. Não pelo resultado, mas pelo que eles adquirem de experiência nos eventos. É um aprendizado muito grande”, pontua Eumária Lisboa de Souza Baixo (51), bailarina e coreógrafa responsável pela escola.

Neste ano, com o retorno efetivo das competições presenciais, o sabor das vitórias tem sido ainda melhor. Logo no primeiro evento, em abril, veio uma segunda colocação no São Francisco Em Dança, em São Francisco do Sul, com a coreografia Um Pouco de Nós, baseada em diversos elementos formadores da identidade brasileira. Quem assina a coreografia é Maria Eduarda Andriani (21), cria do estúdio e, hoje, professora do espaço. “Estamos trabalhando bastante aqui na escola com essas manifestações da cultura brasileira. É sempre muito lindo ver o público empolgado com uma música conhecida, com coisas que as pessoas se identificam”, comenta Maria.

A DANÇA É PARA TODOS

Eumária é natural de Fortaleza, capital do Ceará, de onde, afirma, já saíram muitos bailarinos de destaque. Iniciou sua trajetória na dança aos seis anos de idade, em um projeto social. Depois, passou a estudar no Teatro José de Alencar com a bailarina Goretti Quintela, com quem ficou até formar-se bailarina e coreógrafa, aos 20 anos.

Ela está perto de completar 30 anos de experiência no ensino da dança e transmite o amor pela arte para aproximadamente 70 alunos em seu espaço. O estúdio oferece aulas de Ballet Baby, Infantil e Adulto, Dança do Ventre, Ginástica Rítmica, Jazz Dance, Zumba Dance e Jazz para alunos a partir dos dois anos, sem limite máximo de idade, basta ter vontade de aprender. De acordo com Eumária, um dos seus objetivos é quebrar alguns preconceitos no mundo da dança. É por isso que alunos homens não pagam para estudar no espaço. “É uma forma de incentivar eles, de trazer os meninos para a dança, porque, infelizmente, ainda existe muito preconceito”, ressalta a bailarina.

O momento é de preparação intensa, já que nos próximos meses o Studio Eumária Lisboa tem pela frente os festivais Mery Rosa, em Itajaí, Dança em Cena e Santa Catarina em Dança, em Florianópolis, além do importantíssimo Festival de Dança de Joinville, do qual a escola vai participar pelo segundo ano consecutivo, feito digno de nota.

O mês de junho recém começou, mas, como na dança cada passo importa, Eumária já planeja a mostra de encerramento do ano do estúdio, prevista para dezembro, ocasião especial em que todos os alunos do espaço têm a oportunidade de vivenciar a experiência no palco e mostrar sua evolução. Quando as luzes do Anfiteatro Leda Regina de Souza se acenderem e a música começar a tocar, Tijucas vai poder conferir de perto o que esses alunos têm aprendido e se emocionar tanto quanto quem estiver no palco.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube