Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

23 de Maio de 2022 - 14:07:50

Construção naval: um dom passado por gerações

A história começou há 40 anos com o avô, que era carpinteiro e trabalhava com peças para engenhos no interior de Tijucas
 
 
Construção naval: um dom passado por gerações

Faz seis anos que os irmãos Ezequiel e Elizeu estão à frente da empresa

 

“Primeiro a gente cria o barco dentro da gente, vai imaginando. Quando chega a hora de ver ele indo pro mar é uma grande satisfação”, comenta Ezequiel Vitor Lucinda (48), construtor naval responsável pelo Estaleiro do Vitor juntamente com o irmão, Elizeu Vitor Lucinda (41).

Ezequiel sorri  enquanto explica esse processo de idealizar, dentro de si, as embarcações produzidas no estaleiro. Expressa, assim, a relação um tanto espiritual que ele e o irmão têm com a função de produzir barcos de lazer e de trabalho para clientes de todo o litoral catarinense. No último mês de abril, completou seis anos que eles estão à frente da empresa e a data é motivo de muita celebração por toda a história do estaleiro, mas também pelo momento e pelos novos projetos que eles têm desenvolvido.

A história começou com o avô, Manoel, que era carpinteiro e trabalhava com peças para engenhos no interior de Tijucas. Depois, mudou-se para Zimbros, onde começou a tradição da família na carpintaria naval, herdada pelos filhos, entre eles Vitor, que estabeleceu o estaleiro às margens do Rio dos Bobos, na Santa Luzia, no mesmo local onde até hoje os filhos mantêm o legado.

O momento é de bastante movimentação no estaleiro. Nessa época, ele é muito procurado para realizar serviços de manutenção em barcos que atuam na pesca em grande escala de camarão e da tainha, cujas safras estão prestes a iniciar. Mas os trabalhos não se restringem às reformas em embarcações. Nos últimos anos, sob o comando dos irmãos Ezequiel e Elizeu, a empresa passou a se dedicar bastante à construção de barcos de passeio, inclusive modelos de luxo. Projetos complexos, como o Destino, um catamarã de 40 pés, primeiro projeto desta natureza desenvolvido na região.

 

O CLIENTE É QUEM MANDA

Quem chega no estaleiro neste mês de maio, vê o nascimento de um barco no estilo troller, de 34 pés, meio inclinado para a esquerda e com o interior à mostra no galpão em que os trabalhos acontecem. A equipe, além dos irmãos, conta com mais três pessoas, entre eles o filho de Ezequiel, no melhor estilo empresa familiar.

Nesses seis anos em que Elizeu e Ezequiel estão à frente do estaleiro, esses projetos têm se destacado e só são possíveis graças aos conhecimentos que eles adquiriram ao longo de anos dedicados à construção naval e às incursões em outras empresas que trouxeram novas técnicas de trabalho. Ezequiel, por exemplo, trabalhou em algumas fábricas de barcos de luxo, aprimorando-se na lida com a fibra.

Segundo ele, o diferencial da empresa, hoje, é a personalização que conseguem para cada projeto. “Hoje o nosso foco está em atender o cliente desenvolvendo o projeto como ele quiser, atendendo as necessidades específicas dele. Não trabalhamos com modelos fixos e que o cliente não pode fazer suas escolhas”, salienta.

Varia, de acordo com a demanda e com o porte dos projetos, a quantidade de barcos que saem do estaleiro anualmente. Sem contar as reformas e manutenções, claro, são, em média, quatro embarcações a cada ano. Para manter o ritmo, a qualidade e o bom atendimento aos clientes, além da união familiar que é a tônica do negócio, a equipe conta com uma boa dose de fé. “Todos os nossos dias começam e terminam com uma oração. Também oramos quando os barcos vão para a água”, afirma Ezequiel.

A junção do conhecimento, família e fé tem dado certo nesses 40 anos de história do Estaleiro do Vitor e, sobretudo, nos últimos seis, com a expansão e diversificação do negócio familiar. É essas águas que a empresa pretende seguir navegando, colocando embarcações de muita qualidade para seguir realizando os sonhos dos homens do mar.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube